Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-07-22
clube de jazz:
As "Travessuras" de Maurício Einhorn
O maior gaitista do jazz brasileiro, Maurício Einhorn, ao completar 75 anos de vida e sessenta de músico, lança dois cds pela Delira Música: um autoral (Travessuras) e o outro ao vivo (Conversa de Amigos, vol. 2).
Duas Formas de Samba
Como uma das metas do site é apoiar e divulgar novos valores, nada melhor que dois instrumentistas re-vendo o samba: o saxofonista Ed Fogaça e o baterista Salaberry.
Maysa - Talento e amargura
O músico e professor Gustavo Kalil presta seu tributo à cantora Maysa, transcorrido trinta anos do seu falecimento e analisa a biografia escrita por Lira Neto.

Jovino Santos Neto:
Alma do Nordeste release
O compositor e músico Jovino Santos Neto foi um dos agraciados com o apoio do Programa Petrobrás Cultural em 2006 com o projeto de composição e produção musical intitulado Alma do Nordeste.
Jazz Camp West 07
Once again I had a wonderful time teaching at Jazz Camp West in La Honda, CA. I wrote a lot of new songs there, and had incredible musical experiences with other fellow teachers and students.

Gafieiras:
Saem novos Léa Freire e Rodrigo Lessa
Tem gente que reclama da falta de espaço para a música instrumental brasileira na grande mídia. Mas é o mesmo que reclamar do sal na água do mar. É chover no molhado.
Marina de la Riva, voz que une Brasil e Cuba
Estreante em disco, mas de sólida carreira nas noites paulistanas como vocalista de grupos do naipe do Alta Fidelidade, Marina de la Riva precisava pagar uma dívida. Filha de uma mineira com um exilado cubano, a cantora ouve desde que nasceu em Baixa Grande da Leopoldina, município de Campos dos Goytacazes (RJ), os sons da ilha, mas demorou um tanto para incorporar ao seu trabalho.

Desritmificações:
Furiosa Portátil - Guerra-Peixe Popular RJ 2005
No post de hoje, gostaria falar um pouco sobre a Escola Portátil de Música - mais conhecida como “Escola de Choro”. Pra quem não sabe, trata-se de um projeto realizado aqui no Rio, em que mestres contemporâneos do estilo (como Maurício Carrilho, Celsinho Silva, Luciana Rabello, Cristóvão Bastos, Oscar Bolão, Marcelo Bernardes e muitos outros) ministram cursos de instrumentos (violão, cavaco, pandeiro, sax, flauta, trumpete, piano, acordeon, clarinete, e tantos mais) prática de conjunto e teoria musical (incluindo harmonia, arranjo e composição) totalmente dedicados ao ensino do Choro.

Sovaco de Cobra:
Paulicéa, como és formosa!…
O tango brasileiro Paulicéa, como és formosa!…, peça composta por Ernesto Nazareth em 03/08/1921 em homenagem à cidade de São Paulo e dedicada ao amigo pessoal José de Abreu, teve sua primeira edição publicada pela editora paulistana Campassi & Camin em 1926.
Palavras de Guerra - Olívia Hime - Biscoito Fino - 2007
Em Olívia Hime, há sempre a cantora e a intérprete. E essas duas faces espelhadas encontram em seu novo disco, Palavras de Guerra, uma possiblidade de maior desdobramento, principalmente cênico, em se tratando de um repertório todo dedicado à obra de Ruy Guerra.

Notas Musicais;
Amor Blue reafirma a grandeza da arte de Sueli
Já há 40 anos, Sueli Costa era gravada pela primeira vez.
Show 'Carioca' volta em CD duplo com 28 faixas
Visto por mais de 185 mil pessoas, entre o Brasil e a Europa, o show Carioca, de Chico Buarque, ganha registro integral em CD e DVD.
Melodia cai no samba em trabalho de intérprete
Em seu primeiro disco como intérprete, Estação Melodia, à venda já a partir de 30 de julho, pela Biscoito Fino, Luiz Melodia cai no samba cantado nos anos 30, 40 e 50.
Voz de Maria brota da 'senhora raiz' de Roberta
Documentário sobre jongo tem narrativa frouxa
A idéia de fazer um documentário sobre o jongo - o ritmo seminal que ajudou a gerar o samba - é da maior importância. Mas, infelizmente, Beatriz Paiva, diretora e roteirista de O Jongo na Serrinha - Um Tributo a Mestre Darcy, perdeu a oportunidade de assinar um filme fundamental para a compreensão das origens do ritmo (samba) que caracteriza o Brasil aos olhos e ouvidos estrangeiros.

Daniella Thompson on Brazil:
Rodrigo Lessa on KPFA
Eddy Pay and I play tracks from Rodrigo Lessa's vocal disc Fora de Esquadro (2004)
Gastão Bueno Lobo
The first reference to Bueno Lobo was given by Pixinguinha, when he declared that Bueno Lobo was the person who, in the late 1910s, introduced the banjo to Brazil. It’s likely that the same trip from which he brought the banjo also yielded the Hawaiian guitar, an instrument that he learned to play quite easily (since he played guitar to perfection) from Hawaiian natives.

mbaz.org:
Yamandú + Dominguinhos
When two virtuosos meet