Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-05-09
Correio da Bahia:
Fé em Jorge Ben Jor
No novo CD, o artista resgata acervo esquecido por 20 anos nos arquivos da Som Livre
E agora, Roberto?
O Rei retirou sua biografia não-autorizada do mercado, mas lida com a falta de freios da internet
Samba do melhor quilate
A série ‘Ensaios’ lança DVDs dos baluartes Zé Kéti e Adoniran Barbosa

Diário do Nordeste:
Livro ajuda a entender a importância de Noel Rosa
´A Construção do Samba´, de Jorge Caldeira (Ed. Mameluco, 224 págs., R$ 27), chega às livrarias em comemoração aos 70 anos de morte de Noel Rosa. Na verdade, o livro é a reunião de duas obras de Caldeira, lançadas em momentos diferentes, mas que, conceitualmente, são complementares.

Jornal Musical:
Noites de gala, samba na rua - Mônica Salmaso
A síndrome dos repertórios surrados não contamina Noites de gala, samba na rua, o novo disco da cantora Mônica Salmaso. É um songbook de Chico Buarque, um dos compositores mais gravados do país, mas passa longe da banalidade e da repetição.
Biograffiti traz a vida de Rita Lee em três DVDs
Imagens de shows, programas de TV e depoimentos de quase quatro décadas de carreira enfileiram-se em Biograffiti (Biscoito Fino), caixa com três DVDs que sumarizam a carreira de Rita Lee.

mbaz.org:
Mutantes - Ao Vivo
One of Brazil's most controversial bands ever must have been Os Mutantes. There were protest marches against their music back in the early 70s. They were accused of being a serious danger for the existence of Brazilian music. What happened?

Sovaco de Cobra:
Atlântico
Referência atemporal de Ernesto Nazareth na música instrumental brasileira, o tango Atlântico, publicado em 1921 e dedicado ao amigo pessoal e maestro Arturo La Rosa, teve sua primeira gravação realizada somente trinta anos mais tarde, por Jacob do Bandolim

URBe:
5 perguntas - João Brasil
O mito João Brasil é figura conhecida do URBe. Com uma penca de hits lançados ("Baranga", "Supercool", "Mamãe virei capitalista" e "Elisa"), essa semana João lançou duas novas pérolas: "O carnaval acabou com o meu fígado" (sua melhor faixa em termos de produção) e "Monica Valvogeu", uma ode à mulher madura.

Pedro Alexandre Sanches:
a indústria das ruas, vol.3: a "fraude" "brasileira"
concluindo o ciclo iniciado no tópico "a indústria das ruas", mais ali abaixo, reportagem da "carta capital" 442, de 2 de maio de 2007, sob o som yeah-yeah-yeah do grupo lee jackson (alô, márcio almeida!).

G1.com.br:
Família de Elizeth Cardoso processa D2
Vocal da cantora teria sido distorcido, segundo nota do jornal "O Globo". "A voz dela ficou parecendo com a do Pato Donald", diz neto.

Geléia Geral
O prazer de reouvir Célia
Tem sido tantos os lançamentos de CDs ultimamente que nem sempre tenho espaço na minha coluna impressa Estúdio (publicada às sextas-feiras no Caderno D) para falar extensamente de todos. Mas aproveito o ilimitado espaço virtual para saudar a chegada às lojas de um novo disco de Célia, cantora projetada nos anos 70.
Bosco inicia no Rio turnê nacional com big-band alemã