Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-04-18
Gafieiras:
Silvério Pessoa canta Pernambuco em DVD
Renascido de sua saída da excelente banda Cascabulho (esteve em Fome dá dor de cabeça, de 1998), o cantor e compositor Silvério Pessoa vem construindo uma carreira solo extremamente coerente com pisadas firmes na tradição e olhos no futuro.
Última gravação de Baden Powell sai em CD
Agora é a vez de chegar às prateleiras sua derradeira gravação em estúdio, Baden plays Vinicius (Deckdisc, 2007). Gravado cinco meses antes de sua morte, o disco é mais um sofisticado e emocionante tratado de violão solo de um mestre do instrumento.

no mínimo:
Baden, Vinicius
“Baden plays Vinicius” já tinha sido lançado no Japão e na França. Felizmente, ganhou edição brasileira. É tão simples quanto o título, tão bom quanto indica o título: o maior violonista brasileiro de todos os tempos tocando, solo, tocando oito das canções que compôs com um dos maiores letristas brasileiros.

Correio da Bahia:
João Donato em plenitude
Figura de proa da Bossa Nova, o pianista revela a força da sua arte em dois álbuns excelentes
O novo samba carioca pede passagem
O samba e o Carnaval de rua do Rio foram revitalizados a partir da década de 90 por uma nova geração de compositores e intérpretes. Estudantes e pessoas da classe média que, unindo tradição e modernidade, deram continuidade à vocação natural da cidade de São Sebastião para capital do samba no país.
A fase em que Caetano Veloso desbundou
Em 2007, Caetano Veloso, 64, completa 40 anos de gravadora Universal. Para comemorar, a major vem reeditando desde dezembro a discografia completa do cantor e compositor baiano que, no ano passado, voltou aos bons tempos de inventidade com o roqueiro Cê.
Cores e nomes de Caetano
Há artistas que envelhecem bem, não esquecem que precisam renovar, estão sempre prontos para novos desafios. Um deles é Caetano Veloso, cujos cabelos grisalhos carregam décadas de uma das mais inventivas carreiras da música popular brasileira.
‘Caetano colocou um holofote em mim’ - Pedro Sá
Quando Caetano Veloso subir ao palco da Concha Acústica para o esperado show de Cê, nesse sábado, a partir das 18h30, preste atenção no rapaz que empunha a guitarra da nova banda do cantor e compositor baiano. O nome dele é Pedro Sá, e foi ele quem motivou a saudável guinada na carreira de Caetano.
Caetano Veloso/‘O pessoal do rock é muito metido a besta’
Desde o início do ano, encontrar Caetano Veloso nas ruas de Salvador não foi uma tarefa exatamente difícil. Ele participou de ensaios de Verão, fez show com Jauperi na Área Verde do Othon, comandou trio elétrico no Carnaval, divulgou o filme Ó paí, ó em cada esquina.

Digestivo Cultural:
Samba machine
Se a MPB está viva ou morta, só uma pessoa, hoje, pode dar a resposta: Alexandre Kassin. Popular depois de produzir gente como Los Hermanos e Adriana Calcanhotto, e célebre depois de ressuscitar mortos-vivos como Caetano e Jorge Mautner, Kassin vem ganhando mais confiança para soltar, aqui e ali, suas próprias composições – e finalmente temos um álbum inteiro com sua assinatura, ao lado de Domenico Lancelloti e Moreno Veloso.
Fênix
Pedro Mariano, no auge de sua carreira ao lado do pai (na época do CD Piano & Voz, ainda pela Trama), declarou sua admiração por Jorge Vercilo, que, segundo ele, vinha de uma carreira de mais de dez anos e estava então estourando.

Estadão:
João Donato mostra dois novos CDs no Auditório Ibirapuera
Pianista que já tem carreira consolidada lança só agora seu primeiro disco solo

A Tarde:
DVD exclui medalhões da MPB
Já sobre o DVD de “Cartola”, não deve ser esperado grandes modificações em relação ao filme. O grande extra deve ser a inclusão na íntegra das entrevistas realizadas durante o processo de realização do filme, como a de Elton Medeiros, famoso sambista carioca que conviveu com Cartola.

Miscelânea Vanguardiosa:
Miscelânea 31
The Incredible Musical Journey of Hermeto Pascoal Part II - The American Period and Back to Brazil (1970 - 1977)