Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-02-11
Music From Brazil:
Marcus Tardelli - Um músico espetacular
Neste programa recebemos ao brilhante violonista Marcus Tardelli, que retorna ao programa para apresentar o seu disco “Unha & Carne”, dedicado exclusivamente à música do Guinga.
Grupo Comboio - Uma mistura de sotaques brasileiros
Com mais de dez anos de estrada e dois discos gravados, este virtuoso grupo mostra composições proprias de seus trabalhos “Sarado” e “Comboio”. Seus doze integrantes vindos de diversas partes do Brasil, com diferentes sotaques, formam uma mistura muito rica e interessante que resulta em uma banda afinadíssima com uma sonaridade deliciosa!

O Povo:
100 anos
A comemoração do centenário do frevo toma por base a primeira vez que a palavra foi usada na imprensa. No dia 9 de fevereiro de 1907, no extinto Jornal Pequeno, de Recife, o colunista Oswaldo Oliveira referia-se a um ensaio do clube Empalhadores do Feitosa
Frevo renovação
Antônio Carlos Nóbrega e SpokFrevo Orquestra fazem turnê pelo País, com seus espetáculos Nove de Frevereiro e Passo de Anjo, respectivamente. Fazem releituras de músicas consagradas e ampliam o repertório do gênero com novas composições
Vai frever!
Ao atingir a marca de gênero musical centenário, o frevo mostra que ainda caminha com passos firmes e grande habilidade. Diversos artistas brasileiros fazem incursões no ritmo nascido nas ruas de Recife, Pernambuco, em meio à euforia das folias carnavalescas
O embrião do frevo
O pesquisador Leonardo Dantas recupera a memória do Carnaval pernambucano, a partir do romance Passionário, de Theotônio Freire, impresso em Recife em 1897. Nele, são descritas em minuciosamente cenas dessa "espécie de orgia, de loucura descabelada"
Revolução musical
Pesquisador do frevo e folião de carteirinha, o pernambucano Júlio Vila Nova acaba de lançar o livro Panorama de Folião: o Carnaval de Pernambuco na Voz dos Blocos Líricos, em que investiga a importância das letras dos frevos-de-bloco para a criação de uma identidade cultural pernambucana
Um ritmo com história
Gênero tipicamente urbano, o frevo nasce em meio às novas categorias profissionais que surgem no início do processo de industrialização de Recife, nas últimas décadas do século XIX, como conta o sociólogo Francisco de Oliveira
Violino. E por que não?
Quem também conseguiu trazer para o frevo um time de figurões da MPB foi Antonio Carlos Nóbrega, em seu segundo disco inteiramente dedicado ao gênero, Nove de Frevereiro - Volume 2 (o nome é uma brincadeira com a data oficial do centenário do frevo).

Agência Carta Maior:
Ferveção centenária
O frevo faz cem anos e é tombado pelo Iphan como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Pernambuco prepara-se para fazer deste o carnaval do ano do frevo. Haverá comemorações por todo o ano.
Frevo no palco e no disco
Dois dos melhores defensores da tradição “frevística” na atualidade dedicam seus novos álbuns às comemorações do centenário do frevo. Antonio Nóbrega lança a segunda parte de Nove de Frevereiro, enquanto Alceu Valença foi ao Marco Zero para gravar seu elogio público à tradição do gênero.
A inquietação de São Miguel Paulista
Depois de um chope e alguns minutos de conversa com Edvaldo Santana, ele torna-se inesquecível, como também sua música após ouvida. Na primeira parte desta longa entrevista exclusiva, ele conta o começo da sua história de filho de imigrantes nordestinos que se instalaram nas periferias das grandes cidades do sul do país.

Miscelânea Vanguardiosa:
Miscelânea Playlist - 17
Sua dose diária de música brasileira começa com uma faixa rara das Oficinas de Itiberê Zwarg, um projeto educacional revolucionário desenvolvido pelo compositor/arranjador Itiberê Zwarg.

Gafieiras:
Um pouco da história de Elis volta em 3 DVDs
Desde o final de 2006 começaram a ser lançados CDs e DVDs para mostrar que a popularidade de Elis Regina segue firme e forte após 25 anos de ausência.