Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-02-04
clube de jazz:
A Bossa Nova era engajada
Em entrevista ao jornalista Tom Cardoso, o violonista e compositor Carlos Lyra que está preparando o lançamento de uma autobiografia “Eu e a Bossa”, nega que o movimento tenha sido só de “amor, sorriso e flor”.

Folha Online:
DVD de Marisa Monte estréia na lista dos mais vendidos em Portugal
O DVD "Marisa Monte ao Vivo" estreou em 20º lugar na lista dos mais vendidos em Portugal, relação que traz ainda outras três produções brasileiras, segundo informações da Associação Fonográfica Portuguesa.

Digestivo Cultural:
O que fiz com Tom Jobim
Desde criança tenho uma fascinação especial pelas "Águas de Março". Embora eu deteste chuva e dirija mal em pista molhada, achava a música um primor.
Um certo tom musical
Provavelmente Tom Jobim me daria um soco no estômago se lesse este título, que é um trocadilho com seu nome – todos perceberam, certo? Não pela brincadeira, suponho, mas porque não gostava do nome Tom. Antônio Carlos Jobim preferia Antônio Carlos.
Cantei parabéns para o Tom
É verdade. Foi em 25 de janeiro de 1991, quando São Paulo completou 437 e Tom Jobim, 64 anos (alguém aí lembrou de "When i'm sixty four", dos Beatles?). Assim como eu, Chico Buarque e Milton Nascimento também estavam lá, batendo palmas.
Dentro do Tom
Direi do Tom que ele era o homem carioca, andando nas ruas, no meio de Ipanema. Os dois, ele e aquelas ruas, estão intimamente ligados e de tal forma que seu fantasma percorre a cidade, a zona sul do Rio, sem nunca dar trégua a nenhum dos outros músicos coadjuvantes.

NordesteWeb:
Nóbrega se inspira no seminal O frevo
Partindo da marcha citada no Jornal Pequeno, há cem anos, oitos maestros criam nova composição
Ramiro Musotto, um percussionista argentino, porém baiano
Discípulo do pernambucano Naná Vasconcelos e autor de projetos arrojados, ele se prepara para lançar no Brasil o segundo álbum-solo, Civilizacao & Barbarye
Dez anos sem Chico Science
Se alguém havia de empurrar a energia musical nordestina para dentro do rock’n’roll e fazer o mundo ouvir, esse alguém tinha de ter um apelido meio brasileiro, meio americano, meio tecnológico, algo assim como Chico Science.
Chico Science - 10 anos sem o gênio do mangue
Músico pernambucano morreu em acidente de carro em 1997.
A Herança do Malungo
Há dez anos morria Chico Science, líder da Nação Zumbi e articulador do movimento mangue
Relembrando Chico Science, que morreu há dez anos
Há dez anos, às 18h30 de 2 de fevereiro de 1997, Chico Science, 30, batia seu Fiat Uno branco em um poste no Complexo de Salgadinho, na divisa de Recife e Olinda.
Dez anos depois, o fenômeno Chico Science mantém a força
O legado do fenômeno recifense Chico Science (1966-1997), parabólica fincada na lama, é referência contemporânea de peso, que ecoa pela nação