Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2007-01-04
Clube de Jazz:
MIB: Que som é esse?
Música Instrumental Brasileira: Em nosso país, brasileiros desenvolvem estilo quase inclassificável de música instrumental, gênero que nem os próprios artistas conseguem definir. Mas o sotaque verde-amarelo é inconfundível.

Sovaco de Cobra:
Dom Salvador de volta aos estúdios no Brasil
Salvador Silva Filho, mais conhecido pelo nome artístico Dom Salvador, irá gravar novo disco no Brasil, depois de décadas fora de seu país. Importante pianista e arranjador surgido na década de 60, habitual freqüentador da boate Lancaster e do Beco das Garrafas, acompanhando os populares nomes da época, como Elis Regina, desde 1974 vive nos EUA, onde prosseguiu sua carreira no meio jazzístico internacional.

Bandas de Garagem:
Bate-papo com Yamandu Costa
Conversamos com o violonista e compositor Yamandu Costa, um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos. Yamandu toca choro, bossa nova, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés.

Universo Musical:
Muito além de “Mama África”
Falar de Chico César, por exemplo, é lembrar de Pensar em Você, À Primeira Vista e Mama África, canções pop ou românticas que tocam à exaustão no dial, esteja o artista lançando disco novo ou não. O mais recente CD do cantor e compositor, De uns Tempos pra Cá, foi aclamado pela crítica e pela classe artística, mas suas canções, de forte conotação erudita, passaram quase em branco pelo “povão”.
Samba sem rótulos
Revelação do samba paulistano, o grupo Dose Certa está lançando, de forma independente, o CD Brasileiro Guerreiro. O álbum é produzido por Alexandre Augusto Panzolo, mais conhecido por Alemão do Cavaco, um dos integrantes do quarteto formado ainda por Wilsinho da Peruche (voz e pandeiro), Leandro Pitter (voz e banjo) e Vitor DC (percussão).

ZiriGuidum:
Encontros selecionados
Biscoito Fino lança coletânea com grandes duetos de seu acervo

Diário do Nordeste:
Samba assim, samba assim
Um tanto high tech logo de cara - “pretensioso”, no dizer da própria Marisa Monte - “Universo Particular” não tarda a pôr abaixo um certo acento de indiferente. É que, apesar de pop, o show não passa de uma boa roda de samba.
Sublime e violento
Paulo Thiago filma “Orquestra de Meninos”, uma obra baseada em fatos reais . No elenco, Othon Bastos, Murilo Rosa e Priscila Fantin
O poder da arte
O cineasta Paulo Thiago não é um novato. Sabe o chão que pisa, principalmente quando o assunto é cinema ou literatura. Aliás, através dos dois códigos, Thiago conhece bem a realidade brasileira. Resolveu filmar a história de Mozart Vieira por vários motivos, uma história maravilhosa, diz ele. Razões não faltam.