Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2006-10-26
Ziriguidum:
Fatima Guedes
Novo trabalho revela obra desconhecida de Tom Jobim
Lucila Novaes e Cristina Saraiva
Encontro refinado
Vitor Lopes e Chorando as Pitangas
Tem gaita no choro
Mariana Baltar
Primeiro CD une várias gerações do samba

Miscelânea Vanguardiosa:
Miscelânea 22 - Caminhos da Paz - O Visionário Itiberê Zwarg
No programa de hoje, eu gostaria de apresentar o recém lançado CD "Caminhos da Paz" das Oficinas de Música Universal Pro Arte, ministradas pelo genial Itiberê Zwarg.

mbaz.org:
Luiz Bonfa - Solo in Rio 1959
Discovered again
Gal Costa - Live at the Blue Note
Seducing New York
Minas - In Rio
Rio Pleasure
James Stapleton - Brazilian Excursion

Clube de Jazz:
Fred Martins ganha o 9º Prêmio Visa
Depois de quatro meses de competições, onde 24 músicos disputavam o Prêmio de Melhor Compositor, o vencedor foi o violonista carioca Fred Martins. O paulista Danilo Moraes ficou em segundo e o mineiro Kristoff Silva em terceiro.
Um Piano que pode ser Voraz e Terno
Luiz Orlando se ocupa nessa coluna, de um dos maiores talentos do piano brasileiro: André Mehmari, que irá se apresentar no palco Tim Club do Tim Festival em São Paulo e no Rio de Janeiro.
II Festival Internacional de Violão
Em Belo Horizonte ocorrerá entre os dias 25 e 29 de outubro a segunda edição do FIV, que em sua programação terá as presenças de violonistas como Paulo Bellinati, Juarez Moreira, Fabio Zanon, Aliéksey Vianna e Zé Menezes, entre outros.

Gafieiras:
Tom Zé cria sua pós-canção para os jovens
Retroceder nunca, render-se jamais. Não, o assunto não é Jean-Claude Van Damme e sim Tom Zé, o baiano magrinho nascido há 70 anos em Irará.
Fred Martins vence o Prêmio Visa de 2006
Cinco finalistas subiram ontem à noite no largo palco do Tom Brasil Nações Unidas para o desfecho do 9º Prêmio Visa de Música Brasileira – Edição Compositores, mas apenas um saiu vencedor.
Paula Lima cai no samba sem excessos
Escaldada pela experiência tão enriquecedora quanto traumática de lançar um disco há três anos por uma grande gravadora, Paula Lima começou a trabalhar em seu terceiro álbum sem saber por onde iria sair.
Bióloga canta as raízes do samba em sua estréia
Cantora formada em Biologia ou bióloga formada em Canto? Tereza Pineschi é ambas.
Batatinha e Maurício Tapajós, vivos em CDs
gravadora paulistana CPC-UMES volta, lentamente, a lançar discos após um período de vacas magras. Mas o retorno vale o quanto pesa, pois de uma batelada só chegam ao mercado dois ótimos discos que homenageam artistas falecidos em meados da década de 1990.

Samba & Choro:
Um mecanismo de busca especializado em música brasileira
As pesquisas serão feitas em mais de uma centena de sítios especializados em música brasileira. Vem à tona muita coisa que fica escondida quando se faz um pesquisa normal.
Depoimento de Monarco no sítio Jornal Musical
O sítio Jornal Musical traz um ótimo depoimento de Monarco. Tem trechos bem legais, como quando ele fala de sua afinidade em fazer samba com e como a turma mais antiga da escola, em vez de ser parceiro dos músicos de sua geração.
Blog sobre Roberto Ribeiro
O leitor Vinícius Caldeira iniciou um blog sobre Roberto Ribeiro, para muitos o maior cantor de samba que já existiu.

Revista Música Brasileira:
O múltiplo Alessandro Penezzi
A retomada do choro ocorrida na virada do século XXI parece ter se firmado no cenário musical brasileiro.
Dois violões brasileiros
Violão brasileiro é coisa séria. É mais de um século de tradição, que vem lá dos tempos de João Pernambuco e outros pioneiros, na virada do século XX. O choro é a matriz, a escola determinante de um jeito de tocar que pode abarcar outros gêneros, como valsa, samba, xote, baião, o escambau.
Nova Poesia
Bom intérprete e compositor de grandes recursos - perfeitamente demonstrados na melodia de O passista e a porta-bandeira ou na letra de Nova poesia ("Poeira que vem com o vento/um silêncio, um lamento/se a inspiração paira no ar") o jovem Daniel Scisino mostra em seu primeiro CD, Nova poesia (Niterói Discos), uma surpreendente maturidade.