Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2006-08-15
Globo Online » Blogs » Antônio Carlos Miguel:
Vittor Santos: aula sobre aulas
Ontem, numa de nossas freqüentes trocas de mensagem - quando eu quase sempre sou breve, e ele eloqüente, lúcido e didático - perguntei a Vittor Santos como tinha sido o curso que dera em julho em Espírito Santo. E o trombonista, arranjador, compositor e grande figura humana respondeu-me com essa aula, que pedi licença para reproduzir aqui.
no estúdio com Mauro Senise e Edu Lobo
Ana Branco, que fez, na quarta-feira passada, as fotos para a reportagem do Segundo Caderno de hoje, também me botou no quadro, entre o saxofonista/flautista e o compositor, que conferia algumas das gravações de "Casa forte: Mauro Senise toca Edu Lobo".
mais dos EUA
Richard Zirinsky Jr, dono da gravadora Adventure Music, que tem sido uma porta para a música brasileira nos EUA, envia-me foto com a embalgem de "From the heart", o disco de Mario Adnet que saiu na semana passado por lá.

Eco Pop:
Sons da natureza
Nascida no Maranhão, a cantora Rita Ribeiro sempre esteve ligada à ecologia. Em seu projeto artístico Tecnomacumba, a abordagem dos elementos naturais mostra como é possível mesclar música e natureza. Ela ainda pretende fazer um CD sobre o meio ambiente voltado para crianças.
Música pré-fabricada
Xilofone, lato-banjo, ketê são nomes comuns para Reinaldo Gaia, 25 anos. O educador é responsável por apresentar estes termos para os alunos da turma de percussão da Escola de Dança da Maré, Zona Norte do Rio.
De olho na Serra
Integrante do grupo de choro Galo Preto conta a experiência de se mudar da cidade para o interior. O músico, que já esteve presente na política do município de Mendes, fala dos problemas ecológicos do local e mostra como cultura e meio ambiente estão ligados.

NordesteWeb:
Show de Lançamento do Cd Tião (Carvalho) canta João (do Vale)
No ano em que se completam 10 anos sem João do Vale, o Selo Pôr do Som lança o CD Tião canta João, com realização da Sotaques Produções Culturais através da lei de incentivo a cultura e com o patrocínio da Petrobrás.

Correio da Bahia:
Marina Lima de maré cheia
A cantora lança seu primeiro disco com canções inéditas em cinco anos

O Dia - No Estúdio:
'Vagabundo' rende DVD e CD ao vivo
Editado em 2004, o disco Vagabundo - que já tinha gerado um DVD documental sobre a gravação do álbum que uniu Ney Matogrosso a Pedro Luís e a Parede - vai render também um CD ao vivo e (outro) DVD com o registro do show apresentado em turnê nacional pelo grupo.
Marisa grava DVD na despedida carioca
Marisa Monte aproveita a última apresentação do show Universo Particular no Rio - no domingo, 13 de agosto - para gravar imagens do espetáculo no Claro Hall para o DVD que registrará a turnê internacional.
Últimas de Clementina chegam ao CD
Os dois últimos registros fonográficos de Clementina de Jesus (1901 - 1987) serão lançados em CD.
Íntima, Rosa destila sutilezas como João
A saída para Rosa Passos, nos últimos anos, tem sido o aeroporto. Com projeção internacional desde que foi apadrinhada pelo violoncelista Yo-Yo Ma, a cantora corrobora a longínqua associação com João Gilberto neste Rosa, CD de voz e violão estruturado a partir do intimismo do canto da artista.
Marisa registra show impecável em DVD
A gravação será incorporada ao material já filmado por Dora Jobim para seu sexto DVD, ainda sem previsão de data de lançamento.
Bethânia canta Noel e outras raridades
Fechando a coleção de reedições da discografia de Maria Bethânia, que soma 34 títulos, a Sony & BMG está pondo nas lojas sete CDs. Mas a gravadora não se deu ao trabalho de remasterizar os álbuns.
Encontro de choro de 1977 chega ao CD
Em abril de 1977, uma turma de chorões - que incluía Waldyr Azevedo (cavaquinho), Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete) e Raul de Barros (trombone), entre outros mestres do gênero - se reuniu para fazer um espetáculo no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), em comemoração aos 100 anos de som gravado e ao próprio choro.