Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2006-02-14
JB Online:
Mestres em pauta
Partituras de Almeida Prado e Jacob do Bandolim chegam ao mercado hoje em álbuns destinados a instrumentistas experientes, seja na música clássica, seja no choro. Os livros são acompanhados de CDs e tanto a 'Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado' como 'Tocando com Jacob' visam ensinar particularidades dos instrumentos favoritos dos dois compositores por meio de um mergulho em suas obras.
Playback do Jacob
Hoje, Jacob do Bandolim (1918-1969) completaria 88 anos. A data será lembrada bem ao jeito do bandolinista, com um sarau tocado pelo regional criado por ele, o Época de Ouro.
Sobrenome Bandolim
Contam que, bombardeado pelos quatro maços diários de Hollywood sem filtro, Jacob do Bandolim procurou o médico, que foi taxativo: ''Assim não dá. Reduza imediatamente para um maço e volte daqui a um mês''. Na volta, a pergunta: ''Então, Jacob, está fumando só um por dia?''. E o gênio do choro: ''Estou, doutor. Um Hollywood, um Minister, um Continental e um Kent''.
Um exercício de ritmo
A complexidade da música de concerto contemporânea certamente assustará menos a professores e estudantes de piano, percepção musical e composição depois de um estudo atento da Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado, organizada pelas pianistas Salomea Gandelman e Sara Cohen.

Alô Música:
Entrevista com Marcos Souza
Ele é músico, compositor e produtor. A primeira vez que subiu ao palco tinha apenas 16 anos, e apresentou Bandoneon, música que fez para Piazolla, em um evento onde se apresentavam Chico Buarque, Gonzaguinha, Milton, D. Ivone Lara, Galo Preto, Joyce, entre tantos outros, no palco do João Caetano lotado...

O Povo:
Descompasso na folia
Polêmica. O cantor e compositor Ednardo foi "convidado" e depois "desconvidado" para se apresentar no domingo de carnaval. A Federação das Associações Carnavalescas vetou o show sob alegativa de que beneficiaria o Maracatu Nação Fortaleza, cujo enredo é o Romance do Pavão Misterioso.

Correio da Bahia:
Um baile de imagens
Daniela Mercury lançou, ontem, o primeiro DVD totalmente gravado do alto do trio elétrico: ´Sou um pedacinho desse Carnaval´

O Dia - No Estúdio:
CD duplo de Marisa Monte é estratégia inteligente de artista que sabe pensar
"Profissionalmente, Madonna e Marisa Monte são muito parecidas. Sabem exatamente o que querem, onde querem chegar e qual é o poder delas".
Morelenbaum vai produzir Henri no Rio
Admirado por Caetano Veloso, que chegou a citar seu nome em verso de Reconvexo (1989), Henri Salvador quer se aproximar do universo musical do compositor baiano.
Voz de Elis reluz até em 'Pérolas Raras'
O que se ouve basicamente em Pérolas Raras são gravações alternativas lançadas originalmente em compactos.
Gal estréia enfim show que vai virar DVD e que reúne Ismael e Melodia no roteiro
Os fãs cariocas de Gal Costa já podem anotar na agenda: a cantora estréia o show de lançamento do CD Hoje em 30 de março, no Canecão (RJ).