Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2006-02-10
Clube de Jazz:
Os Lopes: Caso de Família
Os irmãos violonistas Wilson e Beto Lopes estão lançando o segundo trabalho instrumental em conjunto: “Nossas mãos - Homenagem ao Clube da Esquina”.
Voz da Experiência
Dona Jandira, destaque na noite de Belo Horizonte, dá continuidade à tradição de cantoras reveladas já na maturidade, como Dona Ivone Lara e Tia Surica da Portela.

Revista Música Brasileira:
Mart´nália: o Menino do Rio da menina do samba
Os primeiros versos da primeira faixa não poderiam ser mais simbólicos e explicativos: “O samba corre em minhas veias / O samba é a minha escola / Se levo um samba do Candeia / Ou do Paulinho da Viola / A Dona Ivone Incendeia / E o Martinho é quem me consola”
Wanda Sá - Bossa Nova do Leblon
A voz feminina mais gostosa e mais cheia de bossa da Bossa Nova ataca novamente. Como não é de hoje que os artistas ligados a esse movimento musical gravam com um olho no padre e outro na missa, um pé no gosto refinado dos fãs do banquinho-e-violão e outro no mercado externo, Wanda Sá fez um disco para tocar no rádio e nos ouvidos dos gringos e dos japas.

Tribuneiros:
O fim do disco
Se nem sempre a música esteve ligada ao disco – e por séculos e séculos de fato não esteve –, atrelada a ele está desde o advento do registro fonográfico, da capacidade técnica de gravação. Decorre daí, do encontro entre som e suporte, a definição da música também como produto comercial: em vez da venda irregular de partituras a exigir músicos e instrumentos para sua execução, a venda industrial de discos e a multiplicação das possibilidades de acesso à música.