Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-12-31
JB Online:
MP do B, a dissidência
Praticamente à margem da indústria, o instrumental brasileiro resiste. E brilha
A dança do jabá
Projeto de lei a ser votado no início de 2006 e punição exemplar nos EUA podem coibir a indústria dos sucessos por encomenda no Brasil
MPB teve ajuda do jabá
De tão antigo e institucionalizado, o jabá ajudou a construir a história da música brasileira como a conhecemos hoje. Ao longo de sua trajetória, Midani trabalhou com nomes da bossa nova, do tropicalismo e do rock dos anos 80, como Elis Regina, Jorge Ben, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Raul Seixas e Barão Vermelho. Ele confessa que o jabá ajudou a consolidar a carreira dos artistas com os quais trabalhou.

O Povo:
O preço do carnaval
A 56 dias do Carnaval, os recursos prometidos para o Carnaval de Fortaleza têm cifras crescentes, mas persiste a falta de antecedência no repasse da verba própria da Prefeitura. A festa pode ainda receber um polpudo reforço com recursos aprovados na Lei Rouanet, mas ainda falta a captação. E, enquanto isso, do Fundo Estadual de Cultura saem R$ 125 mil para o Carnaval de todo o Estado. E R$ 500 mil para Mangueira, no Rio de Janeiro

Correio da Bahia:
No embalo musical dos chorões
O disco `Marcos Ariel e Tigres da Lapa´ valoriza a sonoridade das rodas de choro, tida como a base da música brasileira

O Biscoito Fino e a Massa:
Valsa, Polca e Maxixe no Rio de Janeiro do Século XIX
Fragmento de trabalho acadêmico bem mais longo, sobre música popular no Brasil do século XIX.

Digestivo Cultural:
Eu estava nu e não sabia
Patrícia Palumbo, que é a papisa da MPB no rádio em São Paulo, deixou escapar, no ar, que era “estranho”. De fato, Chico César parece não ter sobrevivido ao mainstream.

Gazeta de Alagoas:
Adriana Calcanhotto e Zélia Duncan têm registros em DVD
Cantoras se reinventam e alcançam successo com shows ao vivo

Folha Online:
Violeiro Renato Andrade morre aos 73 anos
O violeiro mineiro Renato Andrade morreu nesta sexta-feira em Minas Gerais, aos 73 anos, vítima de câncer no pulmão.

O Dia Online - No Estúdio:
Retrô 2005 - O rico mundo de Leila
Leila Pinheiro tem muito o que comemorar em 2005. Contratada pela Biscoito Fino no ano passado, a cantora lançou um de seus melhores discos, Nos Horizontes do Mundo - o primeiro gravado com liberdade artística desde 1998, ano em que a intérprete apresentou o também renovador CD Na Ponta da Língua.
Duofel em límpidas águas amazonenses
Da idéia de festejar os 25 anos de carreira do Duofel numa viagem sem destino, os violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno partiram rumo a Manaus em outubro de 2002. O resultado do mergulho em solo e águas amazonenses pode ser ouvido neste refinado CD que ratifica a rara e virtuosa interação entre os dois músicos.
Nikita vai lançar CD de Humberto Barros
De volta do recesso natalino, o pianista Humberto Barros (foto) escreveu ao colunista para informar sobre as mudanças de planos em relação ao lançamento de seu segundo disco, O Mundo Está Fervendo.
Retrô 2005 - As três de Milton e Caetano
O que era para ser um dos grandes acontecimentos musicais de 2005 - a retomada da parceria de Caetano Veloso com Milton Nascimento para a trilha do filme O Coronel e o Lobisomem - resultou decepcionante.