Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-10-24
Correio da Bahia:
Na cadência do samba
Baiano radicado em São Paulo, Péri lança quarto CD, homenageando o ritmo genuíno do Brasil

Revista Música Brasileira:
O sotaque de Isaurinha
Quando alguém quer se referir de um certo sotaque paulista no samba, logo vem à lembrança o nome de Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa. Correndo o risco de reduzir a prosódia a um elemento folclórico, saem por aí falando errado, engolindo plurais e forçando uma sintaxe que não é nem caipira nem paulistana...
Três apitos: uma análise
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma composição de Noel Rosa, o poeta de Vila Isabel, que é considerado um paradigma da MPB, como um letrista profissional pioneiro.
Comunidade do Samba da Vela
Jovens compositores, cantores e batuqueiros paulistanos ou agregados começaram a se reunir a exatos cinco anos, no bairro de Santo Amaro, para promover um encontro musical inusitado: tocar e cantar sambas em torno de uma vela. O coro comia enquanto a chama resistisse.
Helena, a grande dama da viola
Helena Meirelles, grande dama da viola, silenciou na madrugada de 29/09/2005. Aos 81 anos, tornou-se um símbolo de integridade artística, persistência e fidelidade à música de sua terra. Enfrentou todas as barras por adentrar num mundo dominado pelos homens...

Goiaba:
Zezé Freitas - Meu Tempo
Meu Tempo (2004) is the intriguing and courageous album by Zezé Freitas and Nenê.

Brazzil:
Brazil's Daniela Mercury Raises Emotions and the Audience in Philly
"There are people dancing in the aisles! Aisles are supposed to be aisles and you are supposed to be controlling them! What kind of message does this send.... ", and so he went on, but the instigators were long out of earshot.

Gafieiras:
Um novo espaço para os independentes na rede
Está no ar o primeiro site totalmente dedicado à venda de CDs e DVDs brasileiros independentes. Chamado de MUBI e capitaneado por Flávio Monteiro (ex-Som Livre Loja Virtual), o site conta, a princípio, com um catálogo de 1000 títulos de gravadoras como a Biscoito Fino, Monstro Discos, CPC-UMES, Rob Digital, Kuarup, Atração, Núcleo Contemporâneo, Midsummer Madness, Unimar, Allegreto, InterCD, Peligro Discos e até raridades como a célebre Discos Marcus Pereira, todos devidamente comentados e com trechos de áudio.
Finalmente, o CD de Paula Faour chega ao Brasil
Coisas do Brasil. O disco de estréia da pianista e arranjadora Paula Faour, Cool bossa struttin’ (Jazz Station Records/Tratore), foi gravado em 2002 no Rio de Janeiro, lançado em 2004 no Japão e somente em 2005 o Brasil pode apreciá-lo.

Nelsons:
Liduino Pitombeira ganha prêmio nos EUA
Compositor cearense recebe o troféu Inter-Americano de Música 2005 nos Estados Unidos