Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-08-22
Diário do Nordeste:
Tânia Cabral do Pessoal do Ceará
Na esteira da geração de músicos cearenses que ficou conhecida por Pessoal do Ceará, forjada entre fins dos anos 60 e início dos 70, o Estado voltou a figurar no mapa da música brasileira. Fagner, Belchior e Ednardo romperam barreiras, forçaram a indústria fonográfica a lhes abrir as portas e sedimentaram carreiras de abrangência nacional, permanecendo, cada um a seu modo, como referenciais em todo o País.
Quando a música vale a pena
Em entrevista ao Caderno 3, em tom de memórias saborosas, despidas de excessiva nostalgia, a cantora, compositora e instrumentista Tânia Cabral reflete sobre o “Pessoal do Ceará”, três décadas depois do auge do “grupo-movimento” que como tal nunca existiu, mas assim foi batizado e passou à história.
Tânia e as mulheres do “Pessoal”
A convite do Caderno 3, o cantor e compositor Ednardo fala sobre a parceira e amiga Tânia Cabral. Esbanjando referências à sensibilidade de Tânia como compositora, o autor de “Terral” festeja a Tânia intérprete do disco “Vale a pena”.

Samba & Choro:
Reportagem da Carta Capital sobre brigas de artistas e gravadoras
Vale sempre ler as reportagens do Pedro Alexandre Sanches. Acredito que seja o único jornalista brasileiro a escrever sobre as mazelas da indústria fonográfica sem ficar papagaiando o blá-blá-blá da pirataria.
"Nas Batidas do Samba"
Um importante estudo para cavaquinho!

Digestivo Cultural:
O vôo da bailarina
A Ná Ozzetti às vezes está para as cantoras convencionais assim como a música atonal está para a música tonal. No início, para quem escuta, Ná Ozzetti soa... “esquisita”. Meio desafinada, meio dissonante, até meio sem ritmo. Mas como é elogiada pela crítica...!

Correio da Bahia:
O sambão de Jair Rodrigues
No CD `Alma negra´, o 44º da carreira, o cantor faz um apanhado de músicas do gênero
Violão com o toque de Mateus Dela Fonte
Baiano que firma carreira internacional apresenta `Sonata´
Emmerson Nogueira - Beatles
Emmerson Nogueira acha que a crítica é injusta ao avaliar o seu trabalho. Bem, o que há de relevante em um cantor que não grava suas próprias músicas e faz sucesso com covers do pop mundial?

JB Online:
O sonho de virar um grande músico
OSB realiza oficinas no Maranhão e vai selecionar um instrumentista para estagiar por duas semanas na orquestra

Arte Musical:
Rio-Bahia: Cd de Joyce com Dori Caymmi
A carioca Joyce com o baiano Dori Caymmi lançaram este ano, no Japão, o Cd Rio-Bahia, que reuniu algumas das composições e parcerias desses dois importantes nomes da nossa Música Popular Brasileira.