Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-07-25
Viva Favela:
Asfalto x favela: o samba como mediador
Ao longo do século XX, a favela teve conotações diversas, de acordo com o interesse dos que não moram no morro e comandam a sociedade do asfalto.
Alceu faz a festa
O cantor e compositor Alceu Valença comemora seus 35 anos de carreira com o lançamento do CD Na Embolada do Tempo.

no mínimo:
Para o que se nasce?
"A pessoa é para o que nasce", o disco, faz das ceguinhas de Campina Grande parceiras naturais do mundo pop. B. Negão, Elba Ramalho, Lenine e os Paralamas parecem terem sido sempre contemporâneos delas numa alucinante viagem entre tradição e invenção.

Revista Música Brasileira:
MPB Sinfônica
Umas das experiências musicais mais fascinantes que pode acontecer a um turista em São Paulo é estar passeando num parque, num domingo de sol, e deparar-se com a Orquestra Jazz Sinfônica atacando um de seus incríveis arranjos.
Luiz Carlos da Vila
O cantor e compositor Luiz Carlos é de todas as vilas. Desde aquela de Noel até a sua, que se desenha na Penha, passando por Villagios e vilarejos. Luiz é também de todas as vidas. Um dos maiores poetas da MPB, tem o dom da palavra-verso, da palavra encanto, e um sorriso que parece constantemente de bem com a vida e com a música.
Forró x "forró"
O mestre Noel questionava se o samba vinha do morro ou da cidade. Para logo chegar à conclusão de que “o samba nasce no coração”. Gilberto Gil, por sua vez, pergunta: “De onde vem o baião?”, e logo em seguida responde: “Ele vem de baixo do barro do chão”.
Chorando para o futuro (Parte I)
Onde começa a música popular verdadeiramente brasileira? Nas composições sacras de séculos atrás, geradas sob estritos modelos europeus e com ocorrências pontuais de originalidade, mais devida a temperamento dos seus autores que à atmosfera (ainda incipiente) de uma nova terra? Nos batuques indígenas?
Chorando para o futuro (Parte II)
Como foi demonstrado no capítulo anterior desta série, a Música Popular Brasileira já começava a ostentar um rosto próprio, ao final do Século XIX: em lugar de simples arremedos do cancioneiro europeu, já possuíamos compositores genuinamente brasileiros, executando, de uma forma brasileira (ainda que não totalmente cristalizada), a música aqui mesmo gerada.
Chorando para o futuro (Parte III)
Como visto anteriormente, o choro, nos primórdios do Século XX, já adquirira características próprias, e muitas vertentes confluíam para conferir-lhe o grau de principal responsável pela evolução da música brasileira, que viria a adquirir.
Leila Pinheiro - Nos horizontes do mundo
Eu seu novíssimo CD a delicada Leila Pinheiro presta mais um tributo aos compositores brasileiros.
Revista MB Recomenda
Alcione - Uma nova paixão

A voz personalíssima tem a mesma potência, mas a escolha de repertório equivocado parece cada vez mais meia bomba.

Brazzil:
In Memoriam of Brazil's Elizeth: At 85, Still Heavenly and Moony
Divine. Moonlit. Magnificent. Elizeth Cardoso sprung from the stages of Rio de Janeiro and São Paulo in the 1930s to claim her eternal place as part of the constellation of Popular Brazilian Music.

Samba & Choro:
Revista "Nas batidas do samba" traz método de cavaquinho
Acaba de ser lançada em Florianópolis (SC) a Revista Nas batidas do Samba, um trabalho elaborado pelo bandolinista, violonista, arranjador e compositor Wagner Segura e pelo professor Nestor Habkost