Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-05-31
O Dia Online >>> Estudio:
Arena popular
Chico César lança CD com músicas em que imita o brega e ataca os rodeios

Alô Música:
Vocalise - Tudo é coisa musical
Hoje em dia, nos vemos em meio a tantas músicas e estilos mercantilistas que pensamos não haver esperança de ouvir música de qualidade. Mas de repente chego na Modern Sound onde acontecia o lançamento do CD "Tudo é coisa musical" do grupo Vocalise, fiquei tão feliz em ouvir um grupo que se preocupa em trilhar caminhos harmônicos com extremo bom gosto, afinação impecável, cuidado e amor ao que faz.

Revista Música Brasileira:
Cinco anos sem João Nogueira
João Nogueira, um dos maiores nomes da MPB em todos os tempos, partiu desta num mês de junho que nem este (dia 5), no ano 2000 – uma sacanagem, pois tinha apenas 64 anos.
Silas de Oliveira: O poeta dos carnavais
Há 33 anos morria no Rio de Janeiro Silas de Oliveira, o rei do samba-enredo. No samba, quase sempre se entra por causa das más companhias; e se continua por causa das boas.

Gafieiras:
Brasileiro e americano fazem samba de gringo
O brasileiro é o guitarrista paulistano Bina Coquet. O americano é o organista nova-iorquino Ehud Asherie. Juntos acabam de lançar Samba de gringo (Urban Jungle/Distribuidora Independente), disco instrumental repleto de clássicos brasileiros e composições próprias fundindo jazz, samba, balanço e muitas referências sonoras da década de 1960.
Coletânea traz o samba da Lapa
Acaba de chegar às lojas o primeiro volume de uma série que pretende mapear o renascimento do samba na Lapa carioca. Produzido por João Augusto, Estação Lapa Vol. 1 (Deckdisc) traz jovens e veteranos em 12 faixas mostrando que “o samba agoniza, mas não morre”, como diria o mangueirense Nelson Sargento.

Viva Favela:
Donas da festa
Cada vez mais mulheres se aventuram como DJs no cenário hip hop do Rio. O trabalho é duro mas ver a pista cheia compensa.

JB Online:
Quadrinizando Ed
Fã de HQs, o cantor Ed Motta vira herói de gibi no encarte de seu novo CD

Terra:
Estrelas da bossa nova se reúnem em São Paulo
Roberto Menescal estrelou o show Benção Bossa Nova em São Paulo

O Globo:
Chico Buarque e Zeca Pagodinho fazem dueto raro em caixa de Hermínio Bello de Carvalho
Impossível escalar uma seleção brasileira da música, com tanta gente para apenas 11 posições. Talvez Pixinguinha comandando, Tom Jobim no gol, uma zaga velha-guarda, um meio-campo entre tropicalistas e bossanovistas, Roberto Carlos ou Rita Lee fazendo a ligação com a frente...
Os outros encontros do CD 'Timoneiro'
O encontro Zeca-Chico é apenas um dos muitos que compõem o CD "Timoneiro". Há Paulinho da Viola com Dona Ivone Lara ("Vida madrasta") e Martinho da Vila e Monarco ("Senhora da Glória"), por exemplo.

MPBHoje:
As diversas vozes da cultura afro-brasileira
Em 1967, o showman negro Wilson Simonal lança em compacto simples a canção que fez, em parceria com Ronaldo Bôscoli, para o filho Wilson Simoninha: Tributo a Martin Luther King, talvez a obra mais consciente do cantor, conhecido pela pilantragem.

Correio da Bahia:
Partido da alegria
Dudu Nobre combina bom humor com vários gêneros de samba em seu novo CD, `Festa em meu coração´