Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-02-04
O Povo:
Berimbau com jazz
Música para corpo e espírito. O percussionista Naná Vasconcelos faz do improviso uma mistura de sonoridades que vão da herança rítmica afro-brasileira à música erudita e às batidas do jazz.

Viva Favela:
O Siri sai da toca
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Boca de Siri cresceu. E mais do que nunca quer aparecer em sua estréia na Avenida Rio Branco (Centro do Rio), no Domingo de Carnaval. Este ano, serão pelo menos 900 integrantes - quase o triplo do ano passado.

no mínimo:
Pela primeira vez
É emocionante a virada da rua Teixeira de Melo para a Avenida Vieira Souto, quando o bloco Simpatia é Quase Amor entra, triunfal, no fim de tarde da praia de Ipanema.
E o Larry Rohter, o que é?
“Não gosta de cachaça,/ Não entende de mulher/ O Larry Rohter, será que ele é?”, cantavam os puxadores do Imprensa que eu Gamo

Digestivo Cultural:
Primeiro de Janeiro
O trabalho de resenhista de CDs, num país musical como o Brasil, dá a impressão de nunca cair na monotonia e de oferecer sempre experiências inusitadas. Ainda assim, por mais preparado e vivido que esteja o crítico de música diante do mercado do disco, não tem como não se surpreender ante uma produção como Canção do sol nascente, do violonista Camilo Carrara.
Psychedelic funky experience
A bad Donato - João Donato

Gafieiras:
Disco de Alberto Rosenblit volta às prateleiras
O álbum é dedicado a Tom Jobim que, ao lado de Villa-Lobos e Gershwin, inspirou a carreira musical do pianista, compositor e arranjador Alberto Rosenblit. Trilhas brasileiras, lançado originalmente em 2001 pelo selo Caravelas, ganha novo fôlego e volta às prateleiras pela mão da Biscoito Fino.
O estranho mundo de Karine Alexandrino
Cearense como aquela Iracema dos lábios de mel, a cantora, compositora, atriz e apresentadora Karine Alexandrino chega ao segundo CD destoando tanto da produção musical de sua terra natal quanto de qualquer outra país afora.

Correio da Bahia:
Arrastão da alegria
Cantor Durval Lélys dá a largada do Carnaval na Barra puxando o bloco Coco Bambu

JB Online:
Tradição em xeque
Viva graças a artistas da nova geração e de veteranos como Hyldon, a música black brasileira luta para reviver seus dias de glória, mas com novo sotaque
União pelo soul e pelo funk
Hyldon conta que Balanço foi gravado inteiramente sem recursos, e por isso não há no arranjo naipe de metais e percussão. Apesar disso, ele acredita que o disco cumpriu sua função, e brinca dizendo que vai valer uma fortuna como raridade, já que a tiragem foi de apenas mil cópias.
Pioneiros da revolução digital
O músico H. D. Mabuse, do Re:Combo, fala das estratégias e propostas de seu grupo em relação às leis autorais

Diário do Nordeste:
A voz do jazz
Ithamara defende uma música universal, contra o costumeiro purismo jazzístico: “Jazz é sinônimo de criatividade, de originalidade. Quem parou no tempo e odeia a humanidade não pode gostar nem entender”