Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-02-11
O Dia Online >>> Estudio:
A voz do poeta
Maria Bethânia expõe a diversidade da obra musical de Vinicius de Moraes
Beatles 'n' Choro 3
Por ser uma idéia boa e de realização barata, a série Beatles'n'Choro já chega ao terceiro volume (o quarto já está gravado). No comando, o cavaquinista Henrique Cazes e seu quarteto, acompanhado por solistas do naipe do saxofonista Carlos Bala e do gaitista Rildo Hora.

Duo:
Samba na agulha
Passou o Carnaval, embalado a axé e frevo. A hora agora é de samba. E forró. A história da música popular brasileira ganha 40 discos que ajudam a ilustrar dois dos seus capítulos mais importantes.
Celso Adolfo reinterpreta seu violão
Depois de 25 anos de estrada, Celso Adolfo aprimorou o jeito de compor, mas manteve o jeito de conceber a canção: voz, violão e letra são tecidas juntas.
Raízes afro e indígena norteiam novo álbum de Pereira da Viola
O violeiro José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola, juntou a herança musical de filho de foliões à identificação com músicos como Rubinho do Vale, Titane, Décio Marques e Elomar.
Som brasileiro rumo à Europa
Mesmo com sua enorme riqueza e diversidade, a música brasileira até agora, realmente, não conquistou seu público nos países da Europa (com a óbvia exceção de Portugal). Mas felizmente esse quadro já começa a mudar e, aos poucos, ela vai se tornando mais conhecida, respeitada e amada também nessa parte do mundo.

Gafieiras:
68, por Nelson Motta
Texto originalmente publicado no livro Memória Musical (ed. Sulina, 1990), coletânea de crônicas do jornalista e produtor Nelson Motta
Beatles ‘n’ choro chega ao nº 3
Por esta Renato Russo não esperava. Projeto acalentado pelo cantor em seus últimos anos de vida, o encontro das músicas dos Beatles com músicos de choro, chega agora à sua terceira edição novamente sob a direção do cavaquinista, produtor e arranjador Henrique Cazes.

a guitarist's notebook