Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-02-19
Clube de Jazz:
O Jazz Mineiro de Túlio Mourão
Tecladista com raízes no rock e na mpb, Túlio Mourão apresenta programa de música instrumental na televisão e defende o estilo mineiro de compor e tocar jazz.
Harmonia nasceu no Maletta
O saxofonista Nivaldo Ornelas recorda o papel musical e político do Berimbau Club, reduto de jazzistas que há 40 anos ajudou a definir os rumos da música de Minas e do Brasil.
Léa Freire faz o balanço de sete anos da Maritaca
A empresária e instrumentista Léa Freire fala da importância de ser uma produtora independente e do presente e futuro da indústria fonográfica.
Gismonti quer ceder seus direitos autorais
Nessa entrevista estão os principais trechos, onde Egberto fala sobre sua forma atual de gravar discos e de sua atitude em disponibilizar gratuitamente suas músicas.
Samba na Agulha: Coleção BMG
Passou o Carnaval, embalado a axé e frevo. A hora agora é de samba. E forró. A história da música popular brasileira ganha 40 discos que ajudam a ilustrar dois dos seus capítulos mais importantes.
A saudade imorredoura do insubstituível Victor Assis Brasil
Em 14 de abril de 2001, José Domingos Raffaelli escreveu esse artigo pungente e saudoso sobre seu amigo Victor Assis Brasil, ao ser completados vinte anos da sua morte.

Estadão:
Cordel do Fogo Encantado apresenta novo show
O show A Trajetória da Terra, que estreou em outubro e já passou por todas as capitais nordestinas, vai mostrar seis músicas inéditas, sendo quatro cantadas e duas instrumentais. A base do som continua percussiva - com o tom melódico de apenas um violão - e com muitas inserções eletrônicas, o que significa ruídos diversos, entre os quais conversas de familiares dos próprios integrantes, cantorias da avó e de festa de aniversário.

O Globo:
Para sempre a ser desafinados
Walter Lima Jr. filma ficção sobre a época da bossa nova, com Rodrigo Santoro
Música e realidade nutrem ficção
A intimidade de Walter Lima Jr. com a bossa nova remonta a 1970, quando ele dirigiu o documentário “O tempo e o som” (título também retirado da canção “Saudosismo”, de Caetano). Seria um filme sobre João Gilberto tocando violão ao centro e, em back projection , um panorama da música brasileira da época.

Folha Online:
Bethânia segue receita de Vinicius em seu novo álbum
Nas conversas de Maria Bethânia com Vinicius de Moraes, o amor, como não poderia deixar de ser, era tema recorrente. "A gente sofre muito, Vinicius", queixava-se a cantora. "É, Bethânia, mas não pode guardar o amor. Puxe o choro antes de dormir que o sono vem e ajuda."

Daniella Thompson on Brazil:
Gilberto Gil at UC Berkeley
The minister lectures on utopia and cultural policy
and ends with song.