Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-01-29
SindiMusi:
Nota de Falecimento
É com grande pesar que o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro comunica mais uma grande perda para a classe musical. Faleceu no Japão, nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, o grande contrabaixista e compositor brasileiro Luizão Maia, reconhecido mundialmente como o inventor do samba-jazz.

Revista Música Brasileira:
Na cadência do Tunico
Um dos mais importantes representantes da nova geração de sambistas cariocas, Tunico Ferreira é filho de Martinho da Vila e afilhado de Paulinho da Viola. Depois de lançar seu primeiro CD intitulado “Tunico Ferreira”, ele prepara agora seu segundo trabalho “Na cadência do Partido Alto”, previsto para ser lançado em abril.
Em livro, o melhor do samba e das rodas de samba
No Princípio, era a Roda – Um estudo sobre o samba, partido–alto e outros pagodes (Ed. Rocco) é um trabalho de suma importância para compreender a natureza da gênese e das sucessivas alterações formais sofridas pelo gênero, e constitui a tese de doutorado do autor.
Maestro Gaya
Lindolpho Gomes Gaya nasceu no dia 06 de maio de 1921, em Itararé, uma pequena cidade do sul do estado de São Paulo. Com nove anos de idade começou seus estudos de piano dando início a uma das mais brilhantes carreiras da história da nossa música.

Sovaco de Cobra:
Geraldo Filme - Carnaval e Tradição
O carnaval e o samba na vida de Geraldo Filme estiveram presentes desde sua infância na Barra Funda por meio das melodias do violino do pai que embalavam os blocos carnavalescos nos primórdios do carnaval paulistano e, sobretudo, dos cantos dos escravos de sua avó, que o apresentara às raízes do samba rural.

Correio da Bahia:
Na garganta de Totonho Villeroy
Compositor de sucessos canta suas versões, hoje, na Seven Inn

JB Online:
Música para exportação
Evento em Recife reúne independentes de todo o Brasil

Diário do Nordeste:
Kátia pelo próximo
Uma oportunidade para o público de Fortaleza reencontrar uma das grandes protagonistas da cena musical cearense, desde os anos 90. Kátia Freitas é a atração desta noite no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Para lembrar os velhos carnavais
É hora de juntar a turma, combinar a fantasia, separar o confete e serpetina, fazer um bloco e se preparar para a diversão que toma conta dos salões do Náutico Atlético Cearense. Com a idéia de preservar os antigos carnavais, o clube realiza hoje o seu tradicional Carnaval da Saudade.

O Povo:
História do carnaval
A Revista Nossa História (R$ 7,80) traz tudo sobre a origem do Carnaval, contada por especialistas no assunto.
Show ao próximo
Radicada em São Paulo desde o ano passado, Kátia Freitas volta a Fortaleza para show beneficente no Dragão do Mar. Trouxe na bagagem duas músicas inéditas

Duo:
Pedro Luís e a Parede
Demorou, como ressalta o músico Pedro Luís, mas o Monobloco chega a Belo Horizonte no próximo domingo, abrindo a Temporada de Verão do Marista Hall. E quem espera pelo show, um dos maiores sucessos do carnaval carioca dos últimos tempos, não terá do que reclamar.