Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2005-01-19
Diário do Nordeste:
Um letrista eclético
"Não me prendo a nenhum cerco. Quando estou compondo, me inspiro nos contextos onde estou passeando, naquele trabalho, aquele pensamento. Não perco jamais minhas origens, mas passeio por muita coisa”. Assim o cearense Felipe Cordeiro define seu trabalho como letrista, agora exercitado em seu segundo disco.
Esquina nordestina
A herança de eternos ritmos nordestinos enriquecida pela harmônica e dissonante musicalidade mineira. Assim é “Com um pé no forró”, disco tecido a quatro mãos pelo compositor cearense Felipe Cordeiro e pelo guitarrista mineiro Toninho Horta, instrumentista internacionalmente reverenciado.
Malandragem de luto
Internado desde outubro devido a problemas pulmonares, o sambista pernambucano Bezerra da Silva morreu ontem, no Rio de Janeiro, aos 77 anos
Discografia

O Povo:
Adeus, malandro
O sambista morreu na madrugada de ontem, aos 77 anos, no Hospital dos Servidores do Estado, com a piora do quadro de enfisema pulmonar e pneumonia
Pode acender agora!
Pernambucano de nascimento, músico de profissão e malandro por opção, Bezerra da Silva deu voz aos sambistas anônimos
Toninho homenageia Luiz Gonzaga
O CD Com o Pé no Forró será lançado hoje pelo compositor e guitarrista Toninho Horta na Livraria Oboé

O Globo:
Todos os tempos de Alceu Valença em CD e filme
No novo álbum e no roteiro do longa-metragem que irá dirigir com Walter Carvalho, o compositor reflete sobre a passagem das horas e seus efeitos. Leia entrevista na qual ele fala do disco, do filme e do atual momento da música brasileira
Pacto definitivo com a liberdade
Ao dar um grito de liberdade na sua eterna luta contra as grandes gravadoras, há dois anos, Alceu Valença pagou o preço de ver um belo disco, “De janeiro a janeiro”, lançado de forma independente, praticamente passar em branco.
Cantando e tocando o ‘7’
A expressão na foto não se parece com a que duplas de compositores de musicais da Broadway, como Richard Rodgers e Oscar Hammerstein (“Oklahoma”) ou John Kander e Fred Ebb (“Chicago”), costumam fazer.— Tem sempre um encostado, com cara de deprimido — diverte-se Ed Motta.
'Canção em torno do defunto'

JB Online:
Morre o 'eterno malandro' Bezerra da Silva
Sambista não resistiu a doenças pulmonares e morreu aos 77 anos

Duo:
Gil elege diversidade cultural como mote do Ano do Brasil na França
O programa do projeto "Brasil, Brasis - o Ano do Brasil na França", que será realizado de março a dezembro, foi apresentado hoje, em Paris, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e os ministros franceses de Relações Exteriores, Michel Barnier, e da Cultura e Comunicação, Renaud Donnedieu de Vabres.
Osvaldinho da Cuíca apresenta as memórias do carnaval de São Paulo
“Cordão Ziriguidum - Memória do Carnalval Paulistano” é o título do projeto, patrocinado pela Petrobrás, que começou no último dia 11, coordenado pelo cantor e compositor dos mais renomados de São Paulo, Osvaldinho da Cuíca, que traz desfiles, shows, oficinas e exposições sobre cordões carnavalescos.
Águia de Ouro canta “O Pão Nosso de Cada Dia”
A Águia de Ouro, sexta a desfilar no sábado de carnaval, vem com enredo contra a fome e a miséria. Uma das representantes da zona Norte, a Unidos de Vila Maria mostra o enredo “Sonho, Realidade: No Circo da Vida”

Terra:
Sambas de Enredo 2005 é o 2º mais vendido
A chegada do carnaval fez os cariocas correrem atrás dos enredos de sua escola do coração.
Confira o ranking completo