Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-12-08
:: Só Saudade - 10 anos sem Tom Jobim :: JB Online

JB Online:
Dez anos sem o maestro
Livro, disco e especiais lembram o aniversário de morte do compositor
A redescoberta de Luiza
Cantora que há 40 anos lançou parceria de Dori Caymmi e Edu Lobo com arranjos do mestre Moacir Santos lembra encontros com craques da bossa e outras turmas

Correio da Bahia:
Tributo ao maestro soberano
Os dez anos de morte de Tom Jobim são lembrados com CDs, DVDs, livros e programas no rádio e na tevê

Diário do Nordeste:
Enciclopédia negra
A nova obra do pesquisador, cantor e compositor carioca Nei Lopes, “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana” (Selo Negro/Summus Editorial), fornece “um mapeamento da presença afro-descendente no mundo moderno, a partir de um registro de sua História, desde o advento do tráfico africano”, como ele próprio define em entrevista por e-mail.
Valorização da cultura negra
Ausências à parte, a “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Negra” contribui inclusive no plano da epistemologia, uma vez que amplia os campos de observação dos estudos da africanidade, além dos estereótipos etnográficos em que o universo negro se enquadra normalmente...
Na potência do Partido
Após a luxuosa “Celebração” a seus 60 anos de vida, álbum duplo lançado no ano passado, reunindo os seus “Negro mesmo” e “Canto Banto”, Nei Lopes apresentou este ano “Partido ao cubo”, um formidável testemunho dos vínculos ancestrais do samba brasileiro com a musicalidade caribenha, em especial a cubana.

Samba & Choro:
Reportagem sobre o percussionista Marcus Esguleba
O telejornal RJ-TV publicou uma reportagem sobre Marcos Esguleba, um dos maiores percussinistas brasileiros, integrante da banda do Zeca Pagodinho e do grupo Pagode Jazz Sardinha's Club. No link tem até um vídeo para assistir.

Sovaco de Cobra:
Marco Aurélio Olimpio e o retrato da música brasileira
"Às vezes, no meio de um trabalho, eu começo a sentir que alguma coisa especial vai acontecer. Acho que tenho um anjo da guarda muito camarada."

Mascavinhas:
Tom, Vinícius e as senhoras bem lavadas...
Aproveitando que o dia é dele – e também de Oxum, N.S. da Conceição e de Florbela Espanca –, transcrevo um dos bons trechos de sua prosa no show de BH gravado no ótimo ...em Minas ao vivo piano e voz (Jobim Biscoito Fino).