Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-12-29
Diário do Nordeste:
A música do letrista
Depois do poetinha Vinícius de Moraes, o carioca Nelson Motta é o segundo letrista homenageado pelo projeto Songbook, idealizado pelo músico, professor e editor Almir Chediak, tragicamente falecido em 2003.
“Retrato da minha vida”
"Pra mim, foi um grande presente, nos meus 60 anos. Fiquei muito honrado com isso também, porque é raríssimo esse tipo de coisa pra um letrista."
Testemunha e protagonista da MPB
"Acho que o letrista não está em extinção, de jeito nenhum. Basta ver o Marcelo D2, o Gabriel O Pensador, pra mim excelentes letristas. Da MPB, tem o Celso Viáfora, um letrista excelente. O Francisco Bosco, filho do João Bosco, é um bom letrista também. O Max de Castro é ótimo letrista também, além de grande músico."

O Dia Online >>> Estudio:
Retrospectiva 2004
Ney Matogrosso se encostou na Parede percussiva de Pedro Luís e gravou um dos melhores discos do ano, Vagabundo. Com a batucada pop, o cantor transitou por universo indie, roçando a vanguarda em repertório que incluía músicas de compositores como Itamar Assumpção, André Abujamra e Fred Martins. O CD rendeu show explosivo, ainda inédito em DVD.

Correio da Bahia:
Melhores de 2004
As multinacionais Sony e a BMG se fundiram, o que causou mais demissões no meio, e a pirataria continua desenfreada. A indústria do disco no Brasil, porém, termina 2004 melhor do que começou: de acordo com a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), o mercado cresceu cerca de 30% em relação a 2003. É a combinação de reaquecimento da economia do país com o crescimento do segmento de DVDs musicais.
Pop Takes
Rosa Passos correu o mundo acompanhando o francês Yo-Yo Ma, o maior violoncelista do planeta e com quem havia gravado o premiado Obrigado, Brazil! (2003), assinou contrato internacional de sete discos com o prestigioso selo Sony Classical e lançou Amorosa, belo tributo ao mestre João Gilberto. A melhor cantora de 2004 foi mesmo a doce Rosa, que mora em Brasília.
É festa com sambas e baladas
Simone lança o CD `Baiana da gema´ em show hoje, na Albatroz


Goiaba:
Música Brasileira Independente
Música Brasileira Independente is a blog in Portuguese devoted to the promotion of independent music, and written by Ricardo Ayade. Especially interesting is Ricardo's wonderful streaming web radio (click 'tocar radio' to play it), featuring MPB, wew MPB, and Brazilian pop, rock and soul.