Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-11-25
Revista Música Brasileira:
Grandes compositores reforçam ótimo CD do Toque de Prima
Além de excelentes instrumentistas, os craques do conjunto Toque de Prima (Ovídio Brito, Marcelinho Moreira, Ari Bispo, Wanderson Martins, Carlinhos 7 Cordas, Dininho e Fred Camacho) ainda são perfeitos na hora de montar um repertório e de convidar produtor para os seus discos.
Um trem que embala sampa há 40 anos
Há quarenta anos um trem trafega, ao longo das estações da Música Popular Brasileira, indiferente a intempéries ou acidentes causados por modismos e invencionices afins: o imbatível Trem das Onze, composto por Adoniran Barbosa em 1964.
Mestre Cartola: bom para todas as idades
A coleção Mestres da Música no Brasil, da Editora Moderna, acaba de dedicar um volume à vida e obra do grande compositor Angenor de Oliveira, o Cartola, fundador da Estação Primeira de Mangueira e um dos maiores compositores da MPB em todos os tempos.

Digestivo Cultural:
Coisa de acender
Djavan musicalmente atravessou metade dos anos 90 e quase metade dos anos 2000 longe de suas potencialidades criativas em outras décadas. Como artista, quase obrigou seus fãs à desistência – algo que Gil e Caetano impuseram, a seus admiradores, mais ou menos na mesma época. Em outras palavras: como a obra atual dos Tropicalistas, Djavan era quase um caso perdido.

Gafieiras:
Trio Madeira Brasil lança CD ao vivo
Uma coisa é um disco ao vivo daqueles caça-níqueis, grandes sucessos e coisa e tal. Outra coisa é um disco ao vivo como o do grupo carioca Trio Madeira Brasil. Gravado em janeiro de 2004 no Teatro Municipal de São Sebastião (litoral norte de São Paulo), este show foi um dos tantos do Projeto Maré MPB, idealizado por Geraldo Julião dos Santos e Zé Luiz Soares (dono do bar paulistano Villaggio Café) e se chegou ao CD é por sua excelência e originalidade.
Garrafieira lança seu primeiro CD
A capa traz a banda apoiada em um TL verde e amarelo – um dos automóveis esportes da Volkswagen setentista. E são essas cores e imagens de detalhes do possante, como o retrovisor, que suportam o design do primeiro CD da banda carioca Garrafieira.
Tavares da Gaita e Herbert Lucena em CD
Uma das mais interessantes atrações do evento Um sopro de Brasil (que segue até o final de novembro no Sesc Pinheiros) é um senhor pernambucano de saúde frágil, espírito leve e 80 e poucos anos. Tavares da Gaita é seu nome.

Correio da Bahia:
Regionalista cai na estrada
Beto Pitombo surgiu no cenário musical baiano nos anos 60, ao lado de Pepeu Gomes, com quem formou o conjunto Os Lifs. Nos 70, partiu para carreira solo marcando seu nome nos então promissores festivais nacionais de música. Nessa época, gravou três vinis, dois dos quais com participações de Sivuca, João Donato e Carlinhos Brown.
Wilson Café em fase de maré cheia
Depois de sete anos do lançamento do seu último disco, Coração de tambor (1997), que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Sharp como revelação, o percussionista, compositor e cantor Wilson Café reúne amigos e convidados para apresentar o terceiro CD da carreira: O tempo e a maré (Dabliú Discos).

Dedos das Moças:
Pra fazer um samba com beleza
Há um ano atrás, no meu aniversário, eu ganhava "O Lamento do Samba", de Paulo César Pinheiro. Que presente... Conceitual, o disco defende a tristeza como elemento intrínseco ao samba - e à vida, talvez.

Afropop:
Maracatu - The Rhythm that inspired Chico Science and the Mangue Beat Movement
For years, most Americans have associated Brazil with samba, overlooking the numerous regional rhythms and music styles which are tremendously popular throughout Brazil. A perfect example is Maracatu - a dynamic rhythm from the Northeast, propulsive and dramatic, steeped in African traditions with heavy religious overtones.

Estadão:
Ivan Lins faz balanço da carreira com show em SP
Na Tom Brasil, o compositor e cantor Ivan Lins mostra um pouco do CD que celebra parcerias notáveis em 33 anos de carreira.
João Bosco e Aldir Blanc retomam parceria em show
Mais de 20 anos depois de desfazerem a parceria, os compositores voltam a fazer show juntos, para receber o Prêmio Shell de Música

JB Online:
Ivan Lins mostra a cara
Cada vez mais engajado politicamente, cantor planeja livro de fotos e discos de xote, jazz e fado

O Globo:
Bosco e Blanc enfim
Como se diante de um sinal sem sair do amarelo, ninguém parecia querer ou poder se mover da platéia do Teatro Carlos Gomes, anteontem à noite, quando João Bosco, Aldir Blanc e seus convidados cantaram, pela última vez, o verso “o show tem que continuar”. Pudera, era um sonho acalentado por 20 anos pela música brasileira de ver a dupla de “O bêbado e a equilibrista” reunida publicamente de novo, duas décadas depois do rompimento da mais importante e querida parceria da MPB dos anos 70.
João Bosco e Aldir Blanc recebem Prêmio Shell de Música em festa releta de convidados no palco
Mantendo a coerência, Aldir Blanc foi genial com as palavras e profundamente sacana na cerimônia de entrega do Prêmio Shell de Música 2004 a ele e João Bosco, realizada nesta terça-feira no Teatro Carlos Gomes