Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-11-16
no mínimo:
Fafá e o micróbio
O violinista carioca Fafá Lemos, morto dia 18 de outubro sob indiferença quase geral, era acusado de superficialidade por parte da crítica. No entanto, foi o músico certo no momento certo em algumas passagens imperecíveis da música popular no Brasil.
Capiba e a globalização
Autor de obra ciclópica, o compositor pernambucano Capiba (Lourenço da Fonseca Barbosa), que faria 100 anos nesta quinta-feira, dia 28, antecipou-se no diagnóstico da globalização tal qual a padecemos hoje: “Se o frevo fosse americano, já teria dominado o mundo”

Folha Online:
Chico Buarque terá série em canal pago
Os "olhos de gatão selvagem" mais desejados do Brasil serão expostos na televisão paga em janeiro de 2005. O proprietário das vistas é ele mesmo, Chico Buarque, 60.

Sovaco de Cobra:
Retrospectiva: quando eu me chamar saudade (3)
A retrospectiva do Sovaco de Cobra de hoje é dedicada aos nomes marcantes que deixaram o Brasil um pouco mais pobre musicalmente desde 2003 e que receberam aqui uma singela homenagem pelo que produziram. Alguns sequer foram homenageados ou lembrados em outras mídias.

O Tempo:
O arquiteto de sons
André Abujamra está sempre envolvido em algo de qualidade. De músico, ele virou trilheiro, ator e diretor.
Affonsinho e Tavito tocam a música mineira de 2 gerações
O encontro musical entre Affonsinho e Tavito ocorreu no ano passado, quando Tavito, mineiro radicado no Rio de Janeiro, participou de uma apresentação de Affonsinho.

Diário do Nordeste:
Conspiração MUSICAL
Uma síntese da trajetória da cantora e compositora Marisa Monte acaba de ser disponibilizada em DVD pelo selo Phonomotor, com distribuição da EMI.
Mais barulhinho bom
Mais contemporânea de si mesma, a Marisa do menu principal de ´Mais´ aparece compondo, andando de bicicleta, ao som de ´De noite na cama´, música de Caetano Veloso.
O som de MORENO VELOSO
Diz o dito popular: “Filho de peixe, peixinho é”. No caso de Moreno, filho do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, bem que o provérbio poderia ser diferente: Moreno Veloso é um peixão.

O Dia Online >>> Estudio:
Baião inédito
Sai este ano disco produzido por Rodrigo Faour com o registro integral do show feito por Luiz Gonzaga (foto) e Carmélia Alves em 1977.

Jornal Movimento:
Discoteca - 28/10/04
Rosa Passos em belo tributo a João Gilberto, a competente estréia da Garrafieira, o samba de primeira de Wilson das Neves e a magia do violão de Toquinho são os destaques da semana.

Dedos das moças
Os caminhos cruzados de Elis Regina e Nara Leão
Nara Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942. Elis Regina morreu no dia 19 de janeiro de 1982. Elis, que implicou muito com a musa da bossa nova depois que ela aderiu ao iê-iê-iê da Jovem Guarda, teceu elogios à rival numa entrevista ao jornal Última Hora em... 19 de janeiro de 1976.

an order of progress and a side of fries:
Happenings in the northeast
The northeast of Brazil is routinely cited by development agencies as the poorest region of the country, with the greatest amount of economic disparity between rich and poor. Thus, many of the great socially conscious movements within the world of MPB (Musica Popular Brasileira, or Brazilian Popular Music) originated in the northeast.