Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-11-15
JB Online:
A MPB que se chama Doris Monteiro
A cantora Doris Monteiro comemora 70 anos entre alegre e magoada. Feliz por conta do relançamento com show, no dia 29, na Modern Sound, em Copacabana, de 12 títulos de sua discografia das gravadoras EMI e Universal - iniciativa do titã Charles Gavin - que cobrem um período de sua carreira que vai de 1961 a 1978.
Tropicalismo (des)organiza o movimento
Com seu título significativo, Mudando de conversa (1969) prenuncia as transformações da década de 70 instauradas pelo tropicalismo.

Deutche Welle:
Música brasileira para o mundo
Onipresente na feira de world music Womex, que acontece em Essen, o hibridismo da música brasileira chega aos ouvidos europeus, por vias "diretas" ou através de incontáveis selos estrangeiros. A palavra de ordem é misturar tradicional e tecnologia, raiz e eletrônicos.

Sovaco de Cobra:
A GHA e o violão brasileiro
Consolidada no panorama fonográfico internacional através de seu trabalho de importância crítica para o violão no mundo realizado há vários anos, a GHA Records é uma gravadora belga que representa hoje o principal parâmetro da produção de repertório desse instrumento no cenário erudito e de diversas correntes. Entre elas, certamente, a da música instrumental brasileira.

Revista Música Brasileira:
Hélio Delmiro - Compassos
Músico brasileiro de renome internacional, integrou a banda de Elis Regina, produziu discos de Clara Nunes e João Nogueira, gravou com Sarah Vaughan e tocou com Michel Legrand. Depois de freqüentar recentemente os jornais por conta de desagradáveis problemas pessoais, Hélio Delmiro volta a merecer atenção por motivo mais nobre, o lançamento de um novo CD que reafirma todo o virtuosismo deste que é considerado um dos maiores guitarristas do mundo.
Antonio Carlos Jobim - Em Minas ao vivo piano e voz
O ano é 1981. Depois de uma bem-sucedida temporada de sete meses no Canecão ao lado de Toquinho, Vinicius, Miúcha e orquestra, Tom Jobim recebe o convite para uma apresentação de piano e voz no Palácio das Artes em Belo Horizonte.
Caiapó Metutire
Belíssimo projeto, este livro-CD traz um importante registro da cultura indígena brasileira, com textos do indigenista Paulo Pinagé e fotos de Vito D'Alessio que registram o cotidiano dos índios Caiapó Metutire, habitantes de uma área entre o limite do Parque Indígena do Xingu e a divisa do Pará.
Moderna Tradiçao
Para comemorar seus sete anos de existência, a gravadora Núcleo Contemporâneo reuniu cinco dos melhores músicos da cena paulista para gravar um repertório exclusivamente de choro, com releituras de cinco mestres do gênero. "Moderna Tradição" traz Isaías de Almeida (bandolim), Israel de Almeida (7 cordas), Proveta (sax soprano e clarinete), Benjamin Taubkin (piano) e Guello (percussão) interpretando Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Garoto e K-Ximbinho.