Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-11-20
Correio da Bahia:
Relíquias do baú da RCA Victor
Chegam ao mercado 40 discos selecionados por Charles Gavin

Samba & Choro:
Festival de choro na Web Radio do Centro Cultural SP
A Web Radio do CCSP apresenta, durante o mês de novembro, o festival Na Batuta do gato, uma série de programas especiais de choro.

Estadão:
Nelson Motta lança no Rio songbook com 49 canções
São 49 canções, desde 1966, quando venceu o 1.º Festival Internacional da Canção, com Saveiros, cantada por Nana Caymmi

O Globo:
Vida que vaza pela música
Aidéia do “Ensaio”, o revolucionário programa musical criado por Fernando Faro, no ar desde 1969 (então na Tupi, hoje na TV Cultura de São Paulo), nasceu numa prisão. Em 59, para conseguir uma entrevista com um bandidão, e sem poder entrar na cela, Faro esticou o braço e deu o microfone a ele.
Tensa e intensa
O DVD “Elis Regina — MPB especial” (Trama) traz a íntegra do “Ensaio”. É documento inestimável por pelo menos três motivos: é a entrevista mais reveladora da cantora; é o formato “Ensaio” exercido à perfeição; flagra o início de uma revolução musical que Elis e seu quarteto (César Camargo Mariano, piano e arranjos; Luizão Maia, baixo; Paulo Braga, bateria; e Helio Delmiro, guitarra) fariam na MPB nos anos seguintes.

Viva Favela:
Recado embolado
Forró, coco, embolada e até rap. Caju e Castanha continuam com a corda toda no 17º CD da carreira. Em Recado a São Paulo (Trama), a dupla faz uma crítica bem humorada sobre a realidade brasileira, mistura gêneros e inclui instrumentos musicais como a guitarra, violão e teclados dando um tom mais contemporâneo ao som que fazem.

Alô Música:
Cartola, se as rosas falassem
Não estranhem por favor a língua, a linguagem e os termos das rosas que serão ouvidos a seguir. As rosas, por serem rosas, não são por isto somente formosura, pudor, perfume e delicadeza.