Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-05-02
O Povo:
Caranguejos com cérebro
Exatos dez anos depois do lançamento dos discos Da Lama ao Caos e Samba Esquema Noise - que lançaram os pressupostos do movimento mangue beat no mercado fonográfico brasileiro (e mundial) -, jornalistas, artistas e produtores musicais revisitam e discutem o legado da geração de Chico Science, Fred Zero Quatro e cia
Da Lama ao Caos, faixa a faixa
A pedido do Vida & Arte, Lúcio Maia comentou as faixas de Da Lama ao Caos, o disco que marcou a introdução do movimento mangue no mercado fonográfico brasileiro, em abril de 1994, editado pelo selo Chaos, da multinacional Sony Music, com produção de Liminha
Eu estava lá
Rapaz, quando fui de Juazeiro para Recife, ainda adolescente, fiquei bem amigo de Fred, Renato L e do doctor Mabuse, todos três importantíssimos na moagem do mangue bit (depois é que, por causa de uma música do Mundo Livre que falava em mangue beat a midia batizou mangue beat, mas o original é mangue BIT).
Memórias do Chico Ciência
Morto num acidente de carro nas proximidades de Olinda em fevereiro de 1997, uma semana antes do carnaval, Chico Science continua, na condição de mito, como a maior referência do mangue beat. Amigos e músicos relembram sua obra e seu carisma
Tão perto, tão longe
Sem divulgação na grande maioria das rádios do País, Otto, DJ Dolores e outros artistas e bandas ligados ao mangue beat descobriram no mercado estrangeiro um porto seguro para o movimento
Utopia revisitada
Dez anos depois da estréia do mangue-beat no mercado, os mentores Fred Zeroquatro e Renato L. fizeram uma ''viagem de volta aos primórdios do mangue''

Digestivo Cultural:
Wilson Simonal: o rei do Pa-tro-pi
Nascido numa quarta-feira de Cinzas, ainda em tempo de pegar o finzinho do Carnaval de 38, como o próprio narrou numa entrevista em 1967, Wilson Simonal de Castro parece mesmo ter chegado ao mundo ouvindo o som dos tamborins e vendo os passos da mulata.
Apesar de vocês
Agora, no Golpe de 2004, Caetano canta em inglês. Já Chico Buarque não cantava “Apesar de Você” nem mesmo na época da ditadura. Corria o risco de ser preso – os censores já tinha avisado. O público pedia, Chico fazia que não era com ele. Até que num show, sua mãe estava presente e percebeu a vontade dos presentes em tocar a música, e Chico se recusando. Não se conteve, gritou: “Seja homem, meu filho. Toca a música”.

Folha Online:
Mônica Salmaso lança novo disco pela Biscoito Fino
Um dos instrumentos mais lindos do mundo é a voz de Mônica Salmaso. E ninguém toca a voz de Mônica Salmaso melhor do que Mônica Salmaso. Que ela não se contenta com suas virtudes naturais, mas usa o instrumento para realizar projetos do maior relevo para todos nós, nesse momento da nossa música, fica demonstrado mais uma vez em seu novo disco, "Iaiá".

Diário do Nordeste:
Argonautas, muito prazer
Eles formavam um trio, agora reforçado com um quarto integrante. Os Argonautas também se inserem nessa fase atuante da sonoridade cearense. Ayrton Pessoa (o Bob), Rafael Torres, Rafael Gadelha e Leonardo começaram vagando pela música popular brasileira, jazz e pop-rock.

O Globo:
Nana, Dori e Danilo Caymmi fazem milagre anunciado no palco do Canecão
Num ponto qualquer do litoral baiano, Maurino, Dadá e Zeca embarcaram numa certa manhã para uma pescaria mágica, na qual se pegou mais peixes do que era possível - é o que conta Dorival Caymmi na canção "Milagre". Na noite desta sexta-feira, outro trio reviveu o mesmo milagre, metaforizado, no palco do Canecão. Os irmãos Danilo, Dori e Nana Caymmi abriram a temporada, que vai até domingo, do show em homenagem aos 90 anos do pai - completados exatamente na noite de estréia do espetáculo.

JB Online:
Cantando por puro prazer
Longe das gravadoras, Zizi Possi reabre Scala e aponta sinais positivos na crise da indústria fonográfica

Alô Música:
Entrevista com Consuelo de Paula
Uma admiradora da canção brasileira. Uma mineira que veio pra cidade grande procurar meios para expressar a sua arte. Para comunicar o resultado de sua apaixonada admiração. Uma cantora e compositora que realizou uma trilogia: Samba, Seresta e Baião, Tambor e Flor e Dança das Rosas.
Violinha de Cocho
a Paulo Freire e Roberto Corrêa

Jornal Hora do Povo:
Caymmi:“Navegador das águas da canção”
O compositor e intérprete baiano celebra 90 anos nesta sexta reafirmando com a pujança de sua obra uma das mais belas páginas da Música Popular Brasileira

Só dói quando eu Rio:
Pedra Noventa
“Dorival é gênio universal”. E não sou eu que digo: “Pegou o violão e orquestrou o mundo”, emendou o maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, para os poucos que por desconhecimento, despreparo ou inacreditável soberba podem ainda pôr-se a duvidar dessa verdade simples.

Gafieiras:
Livro destaca sons e ritmos do Brasil do século XX
A história do Brasil do século XX pode ser contada pela música popular e sua infinidade de ritmos e sons. Esta diversidade da música e de sua grande potência criativa seduziram o jornalista Leonel Kaz (que também dá aulas na PUC-RJ de Cultura Brasileira) a se debruçar num projeto ambicioso: o livro Brasil rito e ritmo: um século de música popular e clássica, lançado em edição luxuosa pela Editora Aprazível (R$ 180,00).

Nelsons:
Rede Solidária da Música Brasileira em CD
Coletânea da RSMB que traz o cearense Serrão prova que a música virtual pode ser transformada em cultura real e a internet permite reunir pessoas de idéias diferentes
Carnaval fora de época e a Lei do Silêncio
Sociólogo analisa o Fortal e o limite dos decibéis nas casas de shows em Fortaleza

Correio da Bahia:
Os dez anos de Frank Aguiar
Frank Aguiar quis explorar seu lado intérprete no álbum comemorativo: `Ficou do jeito que eu queria`

Jerusalem Post:
The real bossa nova
Interview with Maucha Adnet

Newsday.com:
Downtown, the meter's running for Neruda
I was pretty durn skeptical when I saw that the singer-composer Luciana Souza had been booked for a month of Friday nights at Joe's Pub. Much as I love Souza's work, especially her interpretations of poetry - such as 10 works by Pablo Neruda set to her music on the recent release "Neruda" (Sunnyside) - it didn't seem like Friday night fare.

Billboard:
Luciana Souza: Neruda
Brazilian jazz vocalist Luciana Souza is well-known for turning poems into songs. She garnered critical praise for her 2000 album "The Poems of Elizabeth Bishop and Other Songs." With "Neruda," Souza dealt herself a challenge—setting several of Chilean poet Pablo Neruda's poems to music (sung in English).

Telegraph:
Brazilliant gig
The music of South America's biggest country is being played everywhere in Britain. Sue Steward hears it at two of its wellsprings: Rio and São Paulo.

Minor 7th:
Marco Pereira - Original (GSP Recordings)
Marco Pereira treats us to a marvelous and musical guided tour of baião, choro, frevo, seresta, forro and samba on his CD "Original". Though the liner notes attempt to indoctrinate the listener into an intellectual understanding of these Brasilian forms, the words fall short of their didactic goal.

the brazilian muse:
Caetano LoveFest, Part 2
OK, as promised, children, I want to tell you about Caetano's Saturday-night show (4/17) at Carnegie Hall with David Byrne. First off, I'd been wondering if Mssrs. Veloso and Byrne would play together, separately, or a bit of both.