Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-05-10
Correio da Bahia:
Quatro ases da música brasileira
Discos evocam Mario Reis, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Jackson do Pandeiro
Domingo de chorinho
A idéia do Roda de Choro de popularizar o gênero musical entre o público de diferentes faixas etárias tem surtido efeito. Nos três anos e meio de existência do projeto - coordenado pelos músicos Elisa Goritzki (flauta) e Juvino Alves (clarineta) -, o chorinho tem conquistado uma platéia eclética e fiel no Cabaré dos Novos (Teatro Vila Velha), onde o grupo atua semanalmente.

JB Online:
Raul de Souza traz inéditas para o Rio
Radicado na França, Raul de Souza matou a saudade dos brasileiros na noite de sexta-feira do Chivas Jazz Festival, que terminou sábado, na Marina da Glória. O trombonista ousou ao tocar sete faixas inéditas, a maioria composta por ele ou por seu grupo, além de Viva ao Rio de Janeiro, de Hermeto Pascoal.

O Tempo:
Fernando Pessoa em sambas e canções
A poesia de Fernando Pessoa persegue o cantor e compositor Renato Motha há bastante tempo. No segundo CD da carreira, "Amarelo", de 1998 - título subsequente à estréia em 94, com "Brasileiro/Caixa de Sonhos" -, ele musicou um texto do poeta português. No disco mais recente, "Todo", de 2001, Motha voltou a gravar mais três faixas construídas a partir de poemas de Pessoa.
Zélia Duncan celebra o prazer de cantar
O repertório é composto, em grande parte, por canções da velha-guarda da MPB, de autores como Haroldo Barbosa, Herivelto Martins, Wilson Batista e Luiz Peixoto, entre outros, e os arranjos são construídos basicamente a partir do violão de oito cordas de Marco Pereira, do bandolim de dez de Hamilton de Holanda, da bateria e percussão de Márcio Bahia e da gaita de Gabriel Grossi.
Um disco que acerta nos mínimos detalhes
Um disco que é só acertos, em cada mínimo detalhe, é o que se pode dizer de "Vagabundo" - resultado da esperta parceria entre Ney Matogrosso e Pedro Luís e a Parede. As contribuições de uma e de outra parte ficaram na medida exata para um repertório que caberia tanto em qualquer disco pregresso do PLaP quanto num de Ney.

Gafieiras:
Itamar e Naná: casamento de papel passado
Itamar morreu, viva Itamar Assumpção. E viva Naná Vasconcelos. Acaba de ser lançado o tão esperado resultado do encontro dos dois, Isso vai dar repercussão (Elo Music).

POL:
O Peixe e a Carne Servidos por Vinicius Cantuária
Nasceu na Amazónia mas é em Nova Iorque que o brasileiro de Manaus ficou conhecido para o mundo ao transformar a verdade veranil da bossa nova na beldade balsâmica de certo jazz. Antes disso, quando se mudou para o Rio, tocou em grupos de rock, foi baterista de samba, acompanhou Caetano durante dez anos e encetou uma carreira em nome próprio.