Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-02
Viva Favela:
Samba que dá sobrenome
Niltinho Tristeza: compositor não se separa do seu violão

O Tempo:
Antes de pegar a estrada
O que Vander Lee quer mesmo agora é pegar a estrada e rodar o Brasil. Quer levar o show baseado em seu último disco - "Ao Vivo e Acústico", gravado no ano passado, no Teatro Francisco Nunes, e lançado pela Indie Records - para o maior número possível de cidades do país para aproveitar a repercussão que o trabalho vem alcançando além das fronteiras de Minas.
Zeca, o melhor do pagodinho, no "Acústico"
Entrevistar Zeca Pagodinho não é mole. O sambista é avesso a conversas com a imprensa. Não é que seja antipático, pelo contrário. Responde a tudo que lhe é perguntado, mas é econômico nas palavras. Além disso, quem se aventura a entrevistá-lo atualmente ouve dos assessores: está proibido falar da guerra das cervejas.

Alô Música:
Nivaldo Ornelas
Se John Coltrane ouvisse Nivaldo Ornelas tocando suas músicas, certamente ficaria lisonjeado diante da perfeição e afinco de um músico tão talentoso.

Nas Rodas do Samba:
Sinal dos tempos
Achei ótima a iniciativa do Leandro Braga em mandar essa carta para uma reflexão pública sobre esse assunto. Essa atitude fundamentalistas das igrejas tipo "Universal do Reino de Deus" e outras têm sido um problema que identifico igual ao do tráfico de drogas, ou seja, a omissão das autoridades deixou a coisa ficar de um tamanho que agora fica ruim de consertar.

São Coisas Nossas:
D. Ivone Lara
Cavaquinista, cantora e compositora, quando começou a freqüentar a Escola de Samba Prazeres da Serrinha, em 1945, compôs muitos sambas que eram mostrados como se fossem de seus primos, também compositores, Mestre Fuleiro e Hélio.

NelSons:
Dona Zefa Sanfoneira gravará primeiro CD
Álbum se denominará “Solos de Sanfona” e está previsto para ser lançado ainda em 2004
Uma introdução ao Projeto da Antipirataria
Proposta dos compositores Vitor Martins e Guarabyra sugere opção para o mercado do CD

Estadão:
Naná Vasconcelos repercute Itamar Assumpção
O percussionista Naná Vasconcelos e o compositor paulista Itamar Assumpção (1949-2003) começaram a gravar um CD que sai agora e é apresentado em show com Zélia Duncan.
Morre no Rio o compositor Chico Feitosa
O compositor Lula Freire, seu amigo havia mais de 40 anos, considera Chico "um dos pilares da Bossa Nova".

Terra:
Morre o compositor Chico Feitosa
Francisco Libório Feitosa nasceu no Rio de Janeiro em 1° de jeneiro de 1935. Em 1956, trabalhando como secretário de Vinícius de Moraes, conheceu Ronaldo Bôscoli, de quem se tornou amigo e parceiro - a canção Fim de Noite é uma das mais conhecidas da dupla.