Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-03
Samba & Choro:
Surgimento das escolas de samba e a urbanização do Rio de Janeiro
Uma matéria na edição on-line da Revista Ciência Hoje resume o estudo do geógrafo Marcelo Pereira Matos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que relaciona o surgimento das escolas de samba ao processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro.
23 de abril, Dia Nacional do Choro
23 de abril é a data de nascimento de Pixinguinha, o maior dos chorões. Em agosto de 2000 foi aprovado um projeto de lei do senador Artur da Távola instituindo a data como o Dia Nacional do Choro. Ano passado, inúmeras rodas de choro e apresentações comemoram a data em vários estados brasileiros. O Rio de Janeiro Não comemorou e pela programação anunciada pela Prefeitura parece que novamente ignorará a celebração de uma de suas maiores criações culturais.

JB Online:
'Os americanos estão na ponta'
Caetano reverencia ícones da música dos EUA em novo disco e diz que se não fosse a ditadura teria virado cineasta
Longe dos 'standards' requentados
Resultado: A foreign sound (Universal), uma visão com direito a um estranhamento em relação à música internacional que nos coloniza e acalenta desde o século passado.

Estadão:
Caetano canta músicas norte-americanas em CD
O álbum A Foreign Sound (Universal) chega simultaneamente às lojas do Brasil e Estados Unidos na semana que vem

O Globo:
Caetano Veloso lança CD com canções americanas abrasileiradas e 'caetanizadas'
Numa entrevista coletiva nesta quinta-feira, Caetano falou do disco, de política, de funk e partiu para a auto-crítica, dizendo que até hoje não fez disco algum que o realizasse artisticamente.
Um Bob Dylan por teimosia, uma Julie London que parece Monsueto
O repertório do disco "A foreign sound" abarca desde autores clássicos da canção americana, como Cole Porter e os irmãos Gershwin, a Kurt Cobain, do Nirvana e Bob Dylan. A seguir, falas de Caetano sobre algumas músicas.
'Rock não é arte, é lixo de quem não sabe tocar'
"O disco mais bonito que saiu no Brasil ano passado foi o 'Brasileirinho''' (de Maria Bethânia)
O blog do Antônio Carlos Miguel
DEPOIS DA COLETIVA... alguma frustração, já que Caetano falou muito mais do que o espaço que eu tinha no Segundo Caderno de amanhã. Como estava meio detonado, e, passando das 22h quando pude finalmente começar o texto, preenchi as fôrmas (na primeira página e na continuação na 2) deixando muita coisa de fora...

O Tempo:
Caetano se rende à canção americana
"Esse disco é um monstro", disse Caetano Veloso a um pequeno grupo remanescente de jornalistas depois de terminada a entrevista coletiva

O Povo:
Para levantar poeira!
Ivete Sangalo lança um desafio aos fãs cearenses: quer bater o recorde de público de Marisa Monte.

Folha Online:
Inezita Barroso estréia programa de rádio na segunda
A partir da próxima segunda-feira, dia 5, a apresentadora, cantora e folclorista, Inezita Barroso passa a comandar o programa "Minha Terra", em rede nacional pela Rádio América (AM, 1.410 kHz).

Diário do Nordeste:
O equilíbrio através da música
“Alta Harmony -Programa Musical de Relaxamento” é o workshop que o musicista Alexandre Tavares, 63 anos, vai ministrar a partir do dia 05 de abril, às 19h30 minutos, no Centro Cultural Oboé.

Arte Musical:
Sambas e Bossas: o álbum mais recente de Claudia Telles
A cantora carioca Claudia Telles, uma grande intérprete da MPB, iniciou sua carreira aos 15 anos de idade, fazendo coro para outros artistas.
Clarisse Grova no Rio Scenarium
Intérprete experiente e versátil, a cantora e compositora Clarisse Grova, a convite do pianista Leandro Braga e do clarinetista Paulo Sérgio Santos, se apresentou nos dias 11 e 18 de março, no Rio Scenarium, onde cantou clássicos da Música Popular Brasileira

Labuta Musical:
Eveline Hecker - Ponte Aérea
Uma ponte entre Rio e São Paulo. Uma ponte entre o reconhecido e o desconhecido. Foi assim que chegou aos meus ouvidos o trabalho de Eveline Hecker, Ponte Área, lançado pela Biscoito Fino.

La Voz de Galicia:
«Bossa y jazz son hermanos»
Rosa Passos habla en el brasileiro de Bahía y se declara partidiaria por igual del jazz y la bossa nova.
Caetano Veloso publica un disco en inglés titulado «Foreign sound»
La longevidad de un artista está intimamente vinculada a su capacidad de renovarse, pero permanenciendo fiel a su obra, lo que demostrará una vez más Caetano Veloso en su próximo disco, Foreign Sound , una colección de éxitos de la música estadounidense, que publicará este mes.

Reuters:
Brazil's Veloso Goes Global with English Album
On the new album, "A Foreign Sound," Veloso, 61, experiments with 23 tunes ranging from Cole Porter Broadway classics to the grunge rock of Nirvana. The disc's global release is set for April 8.