Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-23
Samba & Choro:
O Brasil e o mundo celebram o Dia do Choro
Não adianta. Podem não deixar tocar nas rádios. Podem dizer que é música de velhos e ultrapassados. Neste dia 23, os chorões do Brasil e do mundo farão uma grande celebração do nascimento de Pixinguinha, o Dia Nacional do Choro.
IMS libera a audição on-line da história da música do Brasil
Às 18h do dia de nascimento de Pixinguinha, o Instituto Moreira Salles (IMS) revolucionará a pesquisa musical brasileira, quando liberar no seu sítio virtual o acesso gratuito às 13 mil gravações da coleção de discos de Humberto Franceschi.
Reportagem sobre Mart'nália no New York Times
Não é todo dia que o mais importante jornal do mundo abre espaço para o samba. Dentro da programação musical escolhida por Caetano Veloso na cidade, estava um show de Mart'nália, que foi muito elogiado em artigo do New York Times. Será que agora a mídia brasileira dará mais atenção a esta grande cantora?
Primeiro disco de Nilze Carvalho relançado
Acaba de ser relançado em CD o primeiro disco de Nilze Carvalho, o "Choro de Menina".
Warner inventa parceiro para Wilson Moreira e Nei Lopes
Pois é, minha gente. Nós ficamos achando que já vimos de tudo em termos de descaso e atitude predatória das "múltis" em relação à música brasileira, mas a verdade é que eles não se cansam de negligenciar o mínimo cuidado com um dos nossos maiores patrimônios nacionais.

Viva Favela:
Dama jongueira
Os pés descalços batem ritmados no chão. Em roda, 40 afro-descendentes, com idades entre um e 83 anos, cantam e dançam levados apenas por percussão e harmonia. Revivendo as antigas culturas dos escravos vindos de Angola, o Grupo Cultural Jongo da Serrinha foi o único que sobreviveu a mais de um século da abolição da escravatura no Brasil e tem em Tia Maria a maior testemunha dessa História.

JB Online:
Celebrações para uma data nobre
Shows e espetáculos festejam dias do choro e de São Jorge e os 150 anos de Tia Ciata
Independente a qualquer preço
O cantor Jay Vaquer diz que não quer mais ser alternativo e disputa um lugar no 'mainstream' do pop nacional
Gelo na cara e choque no microfone
Marcelo Sussekind tem faro apurado. Quando diz que Jay Vaquer é indeciso, leva em conta as muitas vertentes musicais que o artista pretendia trilhar quando o conheceu.
MPB eletro-acústica
Rosa Emília, Adriana Maciel e Valéria Sattamini brincam com as formas tradicionais da música brasileira

Folha Online:
Encontro de Elis Regina e Tom Jobim será relançado em agosto
A gravadora Trama lança em agosto, em parceria com a Universal, uma edição especial do álbum "Elis e Tom", reunindo em uma mesma caixa as versões estéreo e surround 5.1, em CD e DVD Áudio, remixadas.

Gafieiras:
Jorge Ben, o "macumbeiro da bossa nova"
Texto originalmente publicado na Revista do Rádio, de 28 de setembro de 1963
Música instrumental ganha mais um selo
Em tempos de crise na indústria fonográfica, a saída para novos artistas e mesmo para nomes já com estrada na música é a busca por espaços alternativos nos selos independentes que surgem.
Arnaldo Antunes lança CD por seu novo selo
O timbre da voz de Arnaldo Antunes permanece estranhamente seco e original. As letras das músicas, como no álbum Paradeiro, trabalho anterior ao sucesso tribalista, mantém a capacidade de criar imagens de grande apelo poético. Dessa forma, o compositor paulista, de 43 anos, segue seu caminho no novo CD Saiba, álbum composto na maioria por inéditas e lançado pelo selo Rosa Celeste.

Sovaco de Cobra:
A Barca do Choro
Acabei de receber dos amigos do Trio Madeira Brasil a notícia de um evento inédito e deveras muito criativo que acontecerá na próxima sexta-feira, 23/04, quando se comemora o Dia Nacional do Choro: trata-se da Barca do Choro, uma deliciosa travessia instrumental do Rio a Niterói. O evento será filmado para um documentário do diretor finlandês Mika Kaurismaki.

Diário do Nordeste:
Tribalista, pero no mucho
Para saber mais sobre Arnaldo Antunes, você precisa ir bem além dos estereótipos que sempre recaíram sobre o ex-Titãs. E também daqueles que estão recaindo, mais recentemente, sobre o ex-Tribalistas.
As sábias canções de Arnaldo Antunes
Ao contrário do que sugere sua música de trabalho, não está consumado. Não há como pensar na música de Arnaldo Antunes de modo unívoco. O ex-Titãs continua aprontando uma surpresa atrás da outra, em “Saiba”, seu álbum mais recente.

BBC Brasil:
Para Caetano, seu novo CD em inglês 'é esquisito' e pode 'atrapalhar'
Caetano Veloso está em turnê no exterior para divulgar seu novo álbum, A Foreign Sound, que teve lançamento mundial no dia 8 de abril.

O Tempo:
Para celebrar o Choro
Há dois anos foi instituído, por projeto de lei, o Dia Nacional do Choro, que homenageia o gênero musical mais antigo do país e celebra também a data de nascimento de Pixinguinha, seu mais ilustre representante.
O fenômeno da MPB
Nem parece que apenas há sete meses o disco de estréia de Maria Rita chegou ao mercado. Foram tantos comentários, tantas críticas elogiosas, tanta aparição em programas de TV, tanto frisson pela semelhança física e vocal com a mãe, Elis Regina, tanto disco vendido - foram 100 mil cópias na primeira semana, 500 mil dois meses depois -, que parece que o Brasil convive com a figura de Maria Rita há dez anos.

Duo:
Gil propõe museus para carnaval e cultura sertaneja
Em São Paulo, ministro defendeu estímulo à arte que "possa representar a demanda social", como o grafite e o hip hop São Paulo - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu em São Paulo o estímulo à arte que "possa representar a demanda social", como o grafite e o hip hop, e revelou que sugeriu pessoalmente a criação de um Museu da Cultura Sertaneja à Secretaria de Museus de sua gestão, além da instituição de um Museu do Carnaval, projeto que já havia sido acalentado pelo antropólogo Darcy Ribeiro no passado.