Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-10
now playing: A Nova Bossa por Jair Rodrigues

no mínimo:
Wanda e João
“Wanda Sá com João Donato” fez o caminho difícil que é cada vez mais familiar a tantos músicos brasileiros de qualidade: foi pensado e gravado para o público japonês, lançado lá em 2003 e só agora, quase um ano depois, chega por aqui como novidade pela Deckdisc. E que novidade.

JB Online:
Sincronias entre mitos reclusos
Cânones da modernidade vocal, João Gilberto e Mario Reis têm novos discos marcados pelo rigor artístico dos repertórios
Ourives das formas do som
O campista Wilson Batista (1913-1968) faz a ponte dos dois repertórios. Dele, João Gilberto mostrou em três apresentações no Tokyo Internacional Forum (onde o disco foi gravado dia 12 de setembro passado) e outra no Pacific Yokohama a sutil Preconceito (''eu nasci num clima quente/ você diz a toda gente que eu sou moreno demais''), parceria com Marino Pinto, sucesso de Orlando Silva de 1941, e Louco (ela é seu mundo), com Henrique Almeida, êxito de Aracy de Almeida de 1947.
O Reis da voz
Dândi da família que controlava a fábrica Bangu de tecidos, Mario freqüentava ''à distância os morros e os redutos dos sambistas'', como documenta o jornalista Moacyr Andrade no referido encarte. Aluno de violão do primeiro rei do samba, José Barbosa da Silva, o Sinhô, Mario aprendeu o fraseado quase falado, sem vibrato, enxuto, que poliu moldando sucessores.

Correio da Bahia:
Katia B mistura e manda
Cantora aposta nas parcerias em seu novo CD, dedicado ao universo feminino

MPB Hoje:
O cancionista pop Fred Martins
Fred Martins é um dos artistas mais instigantes da nova safra da MPB. Autor requisitado por talentos expressivos da nova geração, tem tido canções freqüentemente gravadas por intérpretes de sua geração. Geração que, em vez de nova, talvez deva ser chamada de "novíssima". Não são o grupo de artistas dos anos 90, mas sim os que têm os próximos anos como definitivos para a consolidação de suas carreiras.

meu lote:
THE FOREIGN SINGERS (A Paixão Segundo a Tropicália)
Na década de 60, os artistas e intelectuais do grupo da Tropicália, propugnavam pela "retomada da linha evolutiva da música popular brasileira". Sob essa proposta de evolução, tentavam, segundo José Ramos Tinhorão criar, "a partir do rock americano e de seu instrumental eletrificado", um sucedâneo musical brasileiro semelhante ao obtido dez anos antes em relação ao jazz, através da bossa nova.

Folha Online:
Teresa Cristina dosa timidez e altivez em "A Vida me Fez Assim"
Após a estréia em 2002 com um álbum todo dedicado à obra de Paulinho da Viola, Teresa Cristina, 36, vive agora sua hora da verdade.

O Globo:
Sérgio Ricardo é pura serenidade no Sesc Pompéia
Compositor, multiinstrumentista, cineasta, ator, escritor e pintor. Mesmo senhor de todas essas virtudes, Sérgio Ricardo passou para a história, para muita gente, como "aquele cantor que jogou o violão no público".
Depois de muita resistência, EUA concedem visto especial a Caetano
No fim da tarde de quinta-feira, Caetano Veloso ganhou finalmente o visto especial para entrar nos Estados Unidos - o cobiçado O1 - fazer os dois showsno Carnegie Hall, em Nova York, marcados para a próxima semana, e ficar o tempo que quiser no país.

CliqueMusic:
Lu Horta
Cantora, compositora e instrumentista, Lu Horta lança um primeiro disco já maduro, respaldado por dez anos de estrada, costurando influências que vão de Chico César a Arnaldo Antunes.

Senhor F:
Na Alemanha, a psicodelia brasileira em cd
A psicodelia brasileira dos anos sessenta e setenta ganhou uma coletânea legal, na Alemanha. Trata-se da série ‘Love, Peace & Poetry’ que, em sua sexta edição, reuniu 19 raridades de nosso mundo colorido.

Maracatu in Toronto: Maracatu Nunca Antes