Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-28
JB Online:
Trovador latino-americano
Lenine mostra canções inéditas em show em Paris

O Tempo:
Thalma Freitas lança o seu primeiro CD
Thalma de Freitas, 29, administra desde a infância uma relação - que não deixa de ser conflituosa - entre a música e a dramaturgia.

O Popular:
Subversão clássica
Grupo instrumental mineiro que inventa instrumentos lança disco todo voltado a repertório conhecido da música erudita
Yamandú cai no samba em trio e ao vivo
O violonista gaúcho se junta a um duo de baixo e bateria para seu quarto disco (o primeiro ao vivo), Yamandú ao Vivo (independente). Gravado no Teatro Crowne Plaza, em São Paulo, é o show em que Yamandú coloca faixas há muito incluídas (e pedidas) em suas apresentações, como as releituras de Sampa (Caetano Veloso) e Disparada (Geraldo Vandré/Théo de Barros).
Surica e Sururu na Roda
Outra eminência parda da velha guarda carioca chega ao disco muitos anos depois de protagonizar rodas de samba. É Iranette Ferreira Barcellos, 63 anos, a Surica da Velha Guarda da Portela.

Revista Música Brasileira:
Paulo Vanzolini: Compositor genial e letrista atrevido
Letrista genial, Paulo Vanzolini certas vezes faz com que nos deparemos com termos insólitos. Quem se atreveria a colocar, numa canção popular, estes versos: E Balbina toda cheia de fricote/ Como Venus hotentote pôs Brigite no chinelo? Pois Vanzolini o fez, no samba Não vou na sua casa. E os versos não passam...
Hermínio Bello de Carvalho
Como produtor musical, o poeta Hermínio pôs sua sensibilidade, desde muito moço, a serviço de descobrir, de cativar, de conviver e de preservar a memória...

Louco por Vinil:
CANÇÕES DE CORDIALIDADE E CANTO DE NATAL, Céu da Boca
É possível que este compacto tenha sido o primeiro lançamento da produtora Kuarup, de Mário de Aratanha, quando ainda não existia como um selo fonográfico. É uma raridade, pois traz os primeiros registros do grupo Céu da Boca – outros registros feitos na mesma época, em participação especial, são no LP independente de Mário Adnet & Alberto Rosenblit.

Village Voice:
Sensually syncopative Brazilian and American alter egos do their part for global warming
Both David Byrne's Grown Backwards and Caetano Veloso's A Foreign Sound are marvelously sophisticated, extremely political albums that approach form and content with the same stylistic rigor but almost opposing emphasis.

Correio da Bahia:
Dudu, um jovem nobre do samba
O papo aqui é samba. E dos bons. Maior revelação do gênero desde Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Almir Guineto, Dudu Nobre, 29, lança o seu quarto CD, Dudu Nobre ao vivo.

Estadão:
Samba pode entrar para a lista das culturas nacionais
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estuda dois processos para que o samba entre para a lista das culturas nacionais que devem ser preservadas
Livro faz declaração de amor à música brasileira
Brasil Rito e Ritmo faz homenagem apaixonada à história da composição clássica e popular ao longo do século 20, com apoio de um vasto material, incluindo textos, fotos e CDs.
Produtor Roberto Quartin morre no Rio aos 62 anos
Criador da gravadora Forma, Quartin lançou os afro-sambas de Baden e Vinícius, a trilha de Deus e O Diabo e a parceria de Tom e Sinatra

O Povo:
Terça-feira chorona
O Clube do Chorinho, que havia silenciado há quase um ano, mudou de endereço: o Sesc Fortaleza adota o regional que, por 27 anos, fez festa no quintal da Rua Padre Mororó, 1072.
Para ler o choro
O livro Almanaque do Choro traz a história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir.