Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-01
JB Online:
Não deixe o samba morrer
MinC e Iphan querem propor à Unesco que o gênero se torne Patrimônio Cultural da Humanidade
Ritmo que contaminou o Brasil
Depois de uma fase em que parecia sucumbir à contrafação do pagode fabricado em série, plastificado nas coreografias ensaiadas, ternos Armani e letras lamuriosas, o samba ressurgiu. Ganhou força entre a moçada dos bares de Santa Teresa e Lapa, no Rio, onde brotou até uma diva, Teresa Cristina, invadiu os botecos de jeitão carioca de Sampa e contaminou outras falanges.
Promissora safra de conjuntos que valorizam jogos vocais
Lançamento de CDs dos grupos Sururu na Roda, Vésper Vocal e Nós Quatro reafirma popularidade de formação musical que gerou a modernidade da MPB entre anos 30 e 50
Dez anos de mãos pra cima
Sangalo festeja aniversário com CD

O Popular:
TEM SAMBA NO MAR - Roque Ferreira (Quelé)
Segundo disco do selo da associação das gravadoras Acari (especializada em choro) e a Biscoito Fino. Dá voz, pela primeira vez, a um craque de 56 anos da composição que já serviu a Clara Nunes, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Tecnologia frustra combate à pirataria
O engenheiro de som da gravadora carioca Visom Digital, Carlos de Andrade, é categórico. “Combater a pirataria com tecnologia é impossível, não tem Robin Hood nessa história, o jogo é pesado”, diz ele, complementando que o desafio é estabelecer distinção entre cópia privada e pirataria.

URBe:
>>> E agora como é que fica? <<<
A troca de arquivos na rede não afeta a indústria fonográfica e baixar MP3 não é pirataria. E não sou eu que estou dizendo.

meu lote:
LUZ, CÂMERA, MÚSICA!
Nosso amigo Rodrigo Browne, jornalista de Curitiba, levantou uma bola legal. Em recente reportagem, ele lembra que os dois últimos grandes sucessos do cinema nacional, Central do Brasil e Cidade de Deus, têm em sua trilha o samba "Preciso me Encontrar", de Candeia (1935-78), na voz de Cartola (1908-80) e ao som pungente do saudoso fagote de Airton Barbosa (1942-80).

Sovaco de Cobra:
Di menor
Um dos números sempre apresentados por Guinga em seus shows - e reconhecidos de imediato por aqueles que os freqüentam, em especial no eixo Rio-São Paulo - é a peça Di menor, um enérgico samba no melhor estilo gafieira dedicado ao baixista Jorge Helder, cujo tema principal, um choro executado na região grave do violão, surpreende pelo emaranhado de frases sinuosas, abusando de ligados, e resoluções inesperadas.
Fuçando o acervo da Jovem Pan
Escondido em um link de pouco destaque sob o título Memória do Rádio, o acervo de gravações histórico de shows, entrevistas, depoimentos e notícias da MPB que a rádio Jovem Pan disponibiliza em seu site é sem dúvida um arquivo de valor quantitativo e qualitativo inestimável.

O Povo:
Conexão maranhense
A cena musical do Maranhão vai conquistando espaços Brasil afora. O cantor e compositor Gerude se apresenta nesta quarta e quinta em Fortaleza
Jazz de Boca
Júnior Boca volta a fazer temporada com o repertório de seu primeiro CD, ID, lançado há um ano.
Novos Cds
Orquestra de Câmara Rio Strings - Fundada pelo violoncelista David Chew, inglês radicado no Rio de Janeiro e amante da música brasileira, a Rio Strings se dedica a um repertório amplo mas dando sempre ênfase a autores brasileiros. Neste segundo CD, o foco é a produção erudita brasileira: Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Wagner Tiso e Francis Hime

Diário do Nordeste
Cafezinho gostosinho
Uma levada que mistura o suingue do samba-rock aos grooves do samba e do samba-jazz, sem perder seu referencial acústico, livre das manjadas especulações eletrônicas que dominam cada vez mais o universo sonoro brasileiro. Isto em meio a letras descomplicadas, cheias de vida, idéias, impressões, a maioria delas trocadas com o parceiro João Pellegrino.

O Globo:
Sucessos e desilusões de Isaurinha Garcia
Musical sobre a cantora, com Rosamaria Murtinho, volta ao Rio em temporada popular

O Dia
Isaurinha por Rosamaria
Sob direção de Jacqueline Laurence, a atriz Rosamaria Murtinho encarna a primeira rainha do rádio paulista e uma das cantoras mais populares do Brasil nas décadas de 40 e 50.

BLiG: Pagode:
Trilha sonora do fim de semana
Ganhei três belos discos neste fim de semana. O primeiro deles é Sementes ao Vento, de Márcia Tauil, só com parcerias de Eduardo Gudin e Costa Netto, pela gravadora Dabliú (2003).

Daniella Thompson on Brazil:
A new home for Praça Onze
Last year I published here a series of nine articles titled Praça Onze in Popular Song. It was a review of song lyrics spanning the entire 20th century, all mentioning or alluding to the famed (and defunct) square, universally acknowledged as the cradle of samba in Rio de Janeiro.

The Philipine Star:
Versions of Monica
Comes now As Meninas, aka Monica Vasconcelos’ new band, actually Nois stripped down to the basic guitar (Ife Tolentino), percussion (Chris Wells), plus the added bonus of saxopone (Ingrid Laubrock). With Vasconcelos’ voice, easily the best thing to happen to Brazilian music since Astrud Gilberto driving it along, the listener cannot help but indeed have a Bom Dia, or good day.

Goiaba:
Marianna Leporace: Lucidez
Lucidez, or clarity. A wonderful, poetic gem project of an amazing Brazilian artist: Marianna Leporace. Lucidez brings us the intriguing songs and lyrics of Alexandre Lemos, in two songs co-authored by Danilo Lemos and Bruno Tavares.