Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-07
Diário do Nordeste:
Nonato Luiz: do choro ao baião
Um dos mais reconhecidos violonistas cearenses, Nonato Luiz, está preparando dois novos discos.
Baião ao violão
Antes mesmo de “Choro em Sonata” chegar às lojas, Nonato Luiz já se encontra em pleno processo de elaboração de um segundo álbum a ser lançado este ano. Trata-se de “Baião”, um disco em que o violonista se debruçará sobre o matulão musical do pernambucano Luiz Gonzaga e do cearense de Iguatu Humberto Teixeira, o “doutor do baião”.
Em estúdio
“A gravação desses trabalhos do Nonato é totalmente acústica. Detalhes sutis, como o posicionamento do microfone, são fundamentais, para o som não ficar embolado. É preciso entender um pouco de música, pra poder gravar esse tipo de coisa”
Brasil afora
Com recursos captados via Lei Rouanet, o projeto do disco “Baião” inclui shows de lançamento em 15 capitais, a começar por Fortaleza, onde está marcada para agosto próximo apresentação no Theatro José de Alencar. “A turnê é uma forma de burlar essa cruel barreira da distribuição dos discos independentes. Se a gente não consegue chegar nas lojas, vamos direto ao consumidor”

O Dia Online >>> Estudio:
De volta ao futuro
Ney Matogrosso renova seu som com o batuque de Pedro Luís e a Parede

Samba & Choro:
Samba, Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade
O nome é pomposo, o Ministério da Cultura está propondo à Unesco que transforme o samba, música e dança, em Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Reportagem sobre Álvaro Carrilho no sítio Nova Democracia
O Altamiro e o Mauricio são os nomes mais conhecidos da musical família Carrilho. Outro integrante que não fica atrás no amor pela música é Álvaro Carrilho, o pai do Mauricio e irmão do Altamiro
Sítio oficial de Daniela Spielmann
Acaba de entrar no ar o sítio oficial de Daniela Spielmann. A saxofonista é uma das melhores instrumentistas da nova geração do choro e da música brasileira.

Daniella Thompson on Brazil:
Daniela Spielmann’s website
The versatile young saxophonist Daniela Spielmann is known to lovers of good Brazilian music through her key participations in several instrumental ensembles. These include the innovative neo-choro group Rabo de Lagartixa, the female trio Mulheres em Pixinguinha, and the instrumental ensemble Sincronia Carioca, with all of which she recorded memorable albums.

Sovaco de Cobra:
Dicas multimídia (1)
Como já disse anteriormente neste post, o Quarteto Brasileiro de Violões é um daqueles conjuntos instrumentais cujo trabalho e excelência são reconhecidos internacionalmente, apesar de continuarem no anonimato perante o público e a imprensa nacionais.
Dicas multimídia (2)
Carmen Queiroz é uma cantora que carrega através de sua obra e seu talento a grandeza e tradição da voz negra do Brasil. Tradição esta iniciada por Clementina de Jesus e conduzida por nomes como Lia de Itamaracá, Ivone Lara, Elza Soares, Dona Inah, Virgínia Rodrigues e muitas outras. Grande parte delas, porém, é desconhecida e pouco valorizada pelo público.

JB Online:
Samba ganha reforço autoral
Estréia de Teresa Cristina como compositora renova o gênero sem prejuízo da tradição

O Globo:
Teresa Cristina lança segundo CD e apresenta seu lado compositora
Como muitos bambas fizeram e fazem desde as festas da casa de Tia Ciata, Teresa Cristina compõe seus sambas na palma da mão. E "A vida me fez assim", CD que ela lança esta terça-feira na Modern Sound, é um disco de quem compõe sambas na palma da mão, sim.

Terra:
Grávida, Maria Rita é um afago na alma
Quando o agitado 2004 acabar, uma das cenas que ficarão marcadas nas retrospectivas será a de Maria Rita cantando em transe materno. Acariciando a barriga várias vezes durante a apresentação, Maria Rita emociona. O público, cúmplice, se encanta