Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-14
de conversa em conversa:
Dona Ivone Lara
Com o nome já definitivamente inscrito na história da música popular brasileira, Dona Ivone Lara é mais do que uma inspiração para novos atores e autores do samba. É mais do que simplesmente a precursora entre as mulheres compositoras. É mais do que um símbolo vivíssimo e altivo do Império Serrano.

Pandeiro Brasil:
Continuando a série "GENTE QUE FEZ"
Eu conto agora pra vocês sobre um paraibano que foi um dos maiores ritmistas da história da música popular brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, o responsável pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Eu estou falando de Jackson do Pandeiro.

Samba & Choro:
Entrevista sobre a Agenda do Samba & Choro
Depois do carnaval dei uma entrevista para o Instituto Virtual de Turismo. Falo deste nosso sítio virtual, do carnaval de rua do Rio e, claro, turismo.
Fernando Szegeri escreve sobre a formação do novo público do samba
Depois de alguns anos no ostracismo, nos últimos tempos, o samba tem aumentado consideravelmente seu público. Fernando Szegeri, nosso eventual colaborador, escreveu um artigo sobre a formação de público do samba, observando diferenças entre o que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo.

meu lote:
DA SÉRIE "O SAMBA RECEBENDO"... EM SÃO PAULO
Murilão recebe Quinteto em Branco e Preto e manda colorir

Músicas do Brasil e mais:
Cristina Saraiva, "Só Canção"
Segundo disco de carrera de esta compositora carioca de nombre Cristina Saraiva. Una compositora que, oyéndola, debería atreverse más a cantar puesto que también cuenta con óptima voz.

Revista Música Brasileira:
Flávia Costa: delicado trabalho de pesquisa enfim reconhecido
A compositora e arranjadora Flávia Costa começou a estudar piano aos cinco anos. Em sua formação, contou com o auxílio luxuoso de mestres como Luis Eça, Antonio Adolfo, João Carlos Assis Brasil e Ian Guest.
Paulo César Pinheiro
MPB festeja os 55 anos do poeta
Dose dupla de samba
É possível afirmar que poucas vezes a Música Popular Brasileira esteve tão bem, em termos fonográficos: pequenos e grandes selos têm lançado novos nomes e valorizado veteranos; filmes tratam do assunto (como, por exemplo, os documentários sobre Riachão e Paulinho da Viola); casas abrem suas portas para apresentações de gêneros nacionais. Apesar da habitual indiferença da grande mídia, nossa música está muito bem, obrigado.

Louco por Vinil:
INVOQUEI O VOCAL - Independente, 1987
Em meados dos anos 80 uma rapaziada muito afinada aparecia no cenário de Brasília, fazendo música da melhor qualidade, com arranjos sofisticados. Era o sexteto Invoquei o Vocal, grupo idealizado por Lincoln Andrade (primeiro da esquerda para a direita) e que deixou como “filho” somente este LP.

Estadão:
Caetano ganha disco de ouro e ocupa o Carnegie Hall
Lançado há apenas cinco dias, o novo disco de Caetano Veloso já vendeu 50 mil unidades. Com isso, A Foreign Sound conquista um disco de ouro, e a gravadora Universal trata de reabastecer o mercado com mais 50 mil cópias.

O Dia:
O show do ano
Ney Matogrosso estréia amanhã no Canecão cercado de nomes como Pedro Luís, Ocimar Versolato e Cabelo

Sovaco de Cobra:
Uma iniciativa de ouro
Começaram neste último sábado as aulas da Escola Portátil de Música, um projeto cuja finalidade é oferecer cursos para capacitação e formação, através da linguagem do choro, de jovens músicos e iniciantes. Com duração prevista de 8 meses, as aulas são ministradas por professores como Mauricio Carrilho (violão), Luciana Rabello (cavaquinho), Pedro Aragão e Pedro Amorim (bandolim) e outros nomes que estão entre os maiores músicos de choro da atualidade.