Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-04-11
Arte Musical:
O universo poético de Aldir Blanc - Parte 1
Achar as palavras acertadas para definir a genialidade de Aldir Blanc não é tarefa fácil. Sua poesia madura, criativa e atemporal capta a essência do cotidiano, da vida e do próprio homem com sensibilidade, perspicácia e maestria. Ele é, sem dúvida, um letrista formidável.
O universo poético de Aldir Blanc - Parte 2
Nascido no Bairro do Estácio, o escritor e cronista Aldir Blanc tem a alma carioca e boêmia. Sobre ele, Dorival Caymmi declarou certa vez que "muita gente diz que é carioca, mas Aldir Blanc é carioca mesmo".

Gafieiras:
Ney vagabundeia com Pedro Luís e a Parede
Depois de intenso namoro, Ney Matogrosso e o grupo Pedro Luís e a Parede oficializaram sua união no disco Vagabundo (Universal) e no início da turnê conjunta em Juiz de Fora (MG).
Caetano lança novo CD, em inglês
O CD de 23 de faixas, com 75 minutos de duração, tanto passeia pelos clássicos de Cole Porter, Duke Ellington e dos irmãos Gershwin, como também de Elvis Presley, Bob Dylan e Kurt Cobain, vocalista do Nirvana.

sexopuro:
calabouços do underground
independente, sim, underground, nunca

O Globo:
Clássicos do barzinho
A figura do músico de barzinho empunhando o seu violão e desfiando um repertório de clássicos — e outros nem tanto — da MPB sobrevive ao tempo. Escola de muitos dos nossos melhores artistas, os bares funcionam como uma parada informal de sucessos onde misturam-se clássicos da canção, da bossa nova, do samba e do pop.
Dos banquinhos ao estrelato
Quando subir ao palco do Claro Hall no próximo sábado, dia 17, Emmerson Nogueira estará cumprindo mais uma etapa de sua surpreendente carreira. Nascido na pequena cidade mineira de São João Nepomuceno, de 25 mil habitantes, a história dele se confundiria com a da maioria dos personagens da noite, não fosse por alguns detalhes que levaram ele ao estrelato.
A difícil missão de ser profissional da noite
Fico triste quando vejo os bares fechando. As pessoas não saem por causa da violência e a carga tributária é grande, fazendo com que muitos bares, que são os que pagam os direitos corretamente, acabem — lamenta. — É uma pena, porque nossos melhores músicos vivem destes espaços.

New York Times:
For Caetano Veloso, First the World, Then Carnegie Hall
When the Brazilian songwriter and singer Caetano Veloso thinks about American music, he considers a hemisphere, not a nation. And it leads him naturally to look beyond matters of melody, harmony and rhythm, and to reflect on the paradoxes and possibilities of history.