Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-04
Revista Música Brasileira:
Sempre teremos Braguinha
Na tentativa de reeducar os ouvidos, bombardeados pelo batuque cada vez mais acelerado dos sambas-enredo, saio do comovente baile tipo parece que foi ontem que o Rancho Flor do Sereno promoveu durante o Carnaval, em Copacabana, ouvindo ainda: “Lourinha, lourinha/Dos olhos claros de cristal/Desta vez em vez da moreninha/serás a rainha do meu carnaval”.
Vila Isabel, atração inevitável
Desde a época da minha juventude, quando estudava no Colégio Pedro II, o bairro de Vila Isabel já fazia parte do meu roteiro boêmio. As músicas de Noel Rosa, cantando o bairro sempre estiveram presentes nas reuniões em minha casa lá no Cachambi da minha infância, ora cantadas por minha mãe, ora cantadas pelo meu pai.
Barbosinha, nosso violão em Porto Rico
"Nas mãos de Carlos Barbosa-Lima, o violão se transforma em uma orquestra" - Tom Jobim

Viva Favela:
Baiana diferente
Mares profundos, novo CD da cantora baiana Virgínia Rodrigues, não tem nada a ver com o axé: o disco está no meio do caminho entre o erudito e o popular.

ZiGNOW:
Emanuelle Araújo
Ex-vocalista da Banda Eva, a cantora está apostando num novo estilo musical e provocando polêmica. Em entrevista ao ZiG, ela fala das suas novas buscas artísticas e dos descompassos com o axé music.

MPB Hoje:
Roseli Martins e Luiz Gayotto homenageiam Lupicínio
"Vingança", Caixa de Ódio", "Jardim da Saudade", "Castigo". Os títulos de algumas canções do compositor Lupicínio Rodrigues, que iniciou sua carreira e fez sucesso nacional nos anos 30, já dizem muito sobre a obra do autor.
Alaíde Costa e Carlos Navas num encontro inédito
Acreditando que o clássico é eternamente contemporâneo, e que a canção contemporânea também pode se tornar uma referência, Alaíde Costa e Carlos Navas dividirão o palco num encontro inédito de gerações.