Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-10
O Popular:
Jair Rodrigues e a bossa de uma nota só
Sambista sapateia repertório, adia novidades e se repete como intérprete
O samba globalizado de Joyce
É um processo que se repete há 20 anos. Joyce, uma das mais completas cantoras brasileiras, bota sofisticação e improviso na “gafieira moderna” dela com Banda Maluca (Biscoito Fino), novo disco que saiu primeiro lá fora.

Duo:
Maracatu de baque solto desafia lemas do pop industrial
O maracatu de baque solto até parece, num primeiro golpe, uma forma primitiva e rudimentar de música. Conforme o freguês se embrenha no canavial, entretanto, surgem surpresas daquelas de dar aula de música e sabedoria à indústria fonográfica nacional. O maracatu é rígido, rigoroso e dotado de todo um sistema de regras.

Corrieo da Bahia:
Sapoti de ouro
Ângela Maria comemora 50 anos de carreira e se apresenta amanhã e sexta, no Castro Alves
Um projeto em boa companhia
Tárcio Cardo conta com participações de Caetano Veloso, João Bosco e Ivan Lins em seu segundo CD, Congraçamento

Estadão:
Bethânia grava "Brasileirinho" em DVD
O disco Brasileirinho, de Maria Bethânia, lançado no ano passado e campeão de vendas da Biscoito Fino, vira show hoje e amanhã, no Canecão, para ser gravado em DVD.
Músico brasileiro lança disco primeiro lá fora
Joyce, Carlos Lyra e Celso Fonseca são alguns exemplos de cantores cujos novos CDs só agora chegam às lojas do País.

O Povo:
Digitando o samba
Com trinta e cinco anos de crítica musical no currículo, o jornalista Tárik de Souza lança a coletânea Tem mais samba - das raízes à eletrônica e percorre o(s) caminho(s) que fizeram do samba um resumo musical da identidade brasileira
''O samba está num momento excelente''
"O grande embaixador do samba hoje é o Zeca Pagodinho, que é o cara que conseguiu furar o bloqueio até da MTV"
Uma nova história do ritmo
Seriam necessárias algumas generosas enciclopédias para que alguém esgotasse completamente os personagens, os gêneros e os episódios que constituíram a história do samba.

O Globo:
'Natural', novo CD de Celso Fonseca, tem alma de samba
"Samba é tudo". Com esse recado direto, Celso Fonseca e Ronaldo Bastos abriam o CD "Juventude - Slow motion bossa nova", um dos melhores da música brasileira em 2002. "Samba é tudo", reafirma Celso, desta vez sozinho, do início ao fim de "Natural", seu novo disco, lançado na Europa no ano passado e que chega agora ao Brasil.
Celso Fonseca: 'Gosto da sonoridade do inglês no samba'
Para montar o repertório de "Natural", Celso vasculhou suas gavetas e pinçou antigas composições. "Sem resposta", de cara pop, é de 1987; "Origem da felicidade" (dos versos "A alegria é a origem da felicidade/ Acredito que o samba é criador") é do começo dos anos 90; o blues "Febre" foi escrito, em 10 minutos, em 1999.