Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-24
O Dia:
Caymmi por quem mais entende
Nana, Danilo e Dori lançam disco que celebra os 90 anos do pai, Dorival, com sambas clássicos como ‘Dois de Fevereiro’ e ‘Saudade da Bahia’
Só jóias de alto quilate
O samba de Caymmi – perpetuado por seus filhos neste CD que celebra seus 90 anos – tem manemolência baiana diferente das quebradas do samba do Recôncavo Baiano e da ginga dos pagodes cariocas.
Crítica
Vários discos já foram dedicados a Caymmi. Muitos se perderam na tentativa de “atualizar” uma obra que já nasceu irretocável. Nisso reside o maior mérito do álbum. Nana, Dori e Danilo nada inventaram. Seguiram a cartilha do pai, e o resultado somente poderia ser estupendo.

JB Online:
A bênção, Dorival Caymmi
Abrindo as comemorações dos 90 anos do pai, Nana, Dori e Danilo deixam seus estilos de lado para gravar homenagem definitiva e reforçar a importância do baiano para o samba
Caymmi em variações
Coletânea e disco dos filhos cumprem papel de tributo
Bossa de Cristo
Wanda Sá, celebra 20 anos de fé cristã cantando 'Jesusmania' no Mistura Fina

O Globo:
Filhos recriam os sambas de Caymmi
Dorival Caymmi não chega a esculhambar, não é de sua índole. Mas não gosta e prefere até ignorar quando alguém pega uma canção sua e, segundo os otimistas, faz uma releitura. Deturpação, para os pessimistas.
Novos caminhos para velhas canções
Mordaz como sempre, Dori Caymmi costuma dizer que é seu pai, ao lado de Noel Rosa e Ary Barroso, um dos inventores do samba. O Donga de 1917, do “Pelo telefone”, fazia outra coisa.
Disco será lançado com show no Canecão
A maneira de cantar, sem harmonizações vocais complexas, com os três em uníssono, confirma as palavras de Nana e Dori, sua escolha pela simplicidade. Dori e Danilo sustentam os graves, Nana fica na região aguda, num belo encontro de timbres.
Nana, Dori e Danilo lançam CD em homenagem aos 90 anos do pai Dorival Caymmi
O cenário era a Baía de Guanabara. O cardápio, caruru, vatapá, acarajé e caldinho de sururu. Nada mais adequado para celebrar o encontro da baianidade carioca de Dorival Caymmi e a carioquice baiana dos filhos Dori, Nana e Danilo, no CD "Para Caymmi. De Nana, Dori e Danilo" (Warner)
Macalé abre o coração em conversa com Jaguar
Na terceira edição do talk-show “No covil com Jaguar”, que acontece às segundas-feiras na Casa de Cultura Laura Alvim, o cartunista recebeu o músico Jards Macalé. O evento integra a programação do Salão Carioca de Humor.
O blog do Antônio Carlos Miguel
CARTA DE JOYCE
(que leu comentário meu sobre seu disco e enviou-me hoje um e-mail. Pedi autorização para publicar e, devidamente autorizado, divido com todos)

Gazeta do Povo:
Cantora Joyce lança álbum Banda Maluca
Gravado no início do ano passado, o CD foi lançado em junho de 2003 na Inglaterra. O álbum chega agora ao mercado brasileiro, pela gravadora Biscoito Fino.

no mínimo:
Piano moderno brasileiro
Eles são quatro pianistas que batem na mesma tecla: a da contemporaneidade do samba-jazz, da bossa nova e de qualquer outro nome que se encontre para uma das excelentes safras da música brasileira, que começa com a bossa nova “clássica” e vai muito além dela. Eles, os pianistas, são Eumir Deodato, Luiz Eça, Luiz Carlos Vinhas e Sergio Mendes, senhores absolutos das 14 faixas de “Bossa Nova Lounge – Ipanema”

Samba & Choro:
Braguinha e Hermínio Bello de Carvalho domingo na Cultura AM
O programa "Brasil AM" deste domingo (28) vai homenagear uma lenda viva da música brasileira, que na segunda - dia 30 - estará completando 97 anos: João de Barro, o querido Braguinha. Dica: dá pra ouvir a Rádio Cultura AM na Internet (necessário Windows Media Player)

O Popular:
Palavra de fé no sincretismo musical brasileiro
Celso Viáfora chega ao sexto disco unindo mundos aparentemente incongruentes: o samba embebido na tradição e a canção de melodia carregada; as harmonias esguias, quase escondidas, mas coladas a discretas programações eletrônicas.

O Tempo:
A força do violão de Yamandu ao vivo
Em "Yamandu", seu primeiro disco solo, o violonista Yamandu Costa diz ter pretendido arranjos mais elaborados, para quartetos de cordas, em formato camerístico. Afirma ter conseguido o intento, mas que também ressentiu-se de o álbum não retratar a força de suas apresentações no palco, marcadas pelo estilo peculiar de empunhar e dedilhar o instrumento, pelo improviso e arrojo. Assim, o artista produziu um segundo álbum, "Yamandu ao Vivo", lançado em dezembro, no qual diz ter satisfeito essa lacuna.

Pinga.nl:
concert review/photoshoot Seu Jorge
Seu Jorge and his band were in the Milkyway, Amsterdam on sunday, march 14th performing their mix of samba, funk and soul.
Special: Trio Mocotó
I saw Trio Mocotó perform live last year in Utrecht (the Netherlands) and they blew me away with their energy and enthusiasm, proving that samba-rock is alive and kicking.
new album Jair Rodrigues
The new album by sambista Jair Rodrigues: "A nova bossa" can be heard on the Trama website