Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-02
Nas Rodas do Samba:
E ASSIM MAIS UM CARNAVAL VAI EMBORA
Todos nós que curtimos carnaval desde a época da máscara de morcego, da qual eu morria de medo, vive um drama enorme que é o não reconhecimento dos carnavais de agora, os carnavais de quem nasceu junto com o Sambódromo e estão na casa dos vinte anos.

Arte Musical:
Primeira audição: o Cd de estréia da cantora Denise Pinaud
A cantora e instrumentista Denise Pinaud, formada pela Escola Nacional de Música da UFRJ, lançou Primeira audição, seu primeiro álbum, pelo selo Niterói Discos, que tem sido elogiado pela crítica e pelo público.

Eu Canto Samba:
Molambo (Jayme Florence/Augusto Mesquita, 1952)
Este samba-choro recebeu muitas gravações. A minha predileta é com a Elizeth Cardoso, com Jacob do Bandolim e Regional do Canhoto.

Daniella Thompson on Brazil:
A virtual marriage made in heaven
Ernesto Nazareth & Chiquinha Gonzaga unite

Folha Online:
Rapper faz disco sem gravadoras nem distribuidoras
Enquanto fabricantes de discos --incluindo aí multinacionais e independentes-- perdem espaço para a pirataria e para a música on-line, o estilo "do it yourself" (faça você mesmo) ganha cada vez mais adeptos e rende bons lançamentos.

Brazzil:
The High Price of Fame in Brazil
A common enough fate had befallen Brazilian singer Carmen Miranda that had also been shared by Bidu Sayão, Carlos Gomes, and several other of their fellow citizens: that of a tangible and totally unwarranted resentment for having made it big abroad without their country's approval or consent.

Diário do Nordeste:
De Schumann a Jobim
Em uma verdadeira peregrinação de 52 apresentações Brasil afora, o trio de cordas Solistas Interarte aporta esta terça-feira em Fortaleza, com as participações mais que especiais dos pianistas Nelson Ayres e Sonia Rubinsky. Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring fazem concerto único, esta noite, no Theatro José de Alencar, com entrada franca.
“Clássico popular e MPB sofisticada”
Além de enfatizar a proposta de superação da fronteira erudito-popular, o cellista Roberto Ring destaca limitações e possibilidades do formato de trio de cordas, do Solistas Interarte, formado em junho de 2001.
Emoções e descobertas
Fazendo coro à diminuição do muro entre os universos musicais, o pianista Nelson Ayres exemplifica essa tendência, no trabalho do Solistas Interarte.

O Dia Online >>> Estudio:
Suingue brazuca
Jair Rodrigues tira o tom jazzístico e intimista da bossa nova em seu 42º disco

O Dia:
Samba da verdade
Gravidez falsa da musa Luma de Oliveira se transforma no enredo mais confuso do Carnaval