Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-25
meu lote:
UMA VIAGEM JÁ NEM TÃO FANTÁSTICA
A palavra, realmente, como diz a filosofia tradicional africana, "é como fogo: pode criar a paz, assim como pode destruí-la; e sendo agente mágico por excelência e grande transmissor de força, não pode ser usada levianamente". E eu já tive experiências em que escrevei uma letra de samba e depois o conteúdo dela se concretizou - até em episódios tristes.

Digestivo Cultural:
Antônio Cícero: música e poesia
O poema é feito de palavras, medida e ritmo. O ritmo é o núcleo do poema. Os poetas verdadeiros são necessariamente músicos de primeira ordem. A poesia da letra de música é uma escrita cadenciada, sonora.

Correio da Bahia:
Doida por samba
No CD "Banda maluca", lançado agora no Brasil, Joyce injeta globalização no ritmo genuinamente brasileiro e mostra que traz a cultura nacional "na veia"

O Globo:
Antônio Carlos Miguel
Em minha experiência como escrevinhador sobre música, e já são quase três décadas nisso, não costumo emitir opiniões sem ouvir com a devida atenção um disco. Como cometi esse deslize com o "Banda maluca", Joyce foi rápida na resposta.

JB Online:
O pífano sai do semi-árido
A camponesa Zabé da Loca cativa platéia em Brasília com flauta de PVC

O Tempo:
Museu do Clube da Esquina está a caminho
Enquanto anunciava oficialmente a criação do Museu do Clube da Esquina, em entrevista coletiva realizada nessa quarta-feira, Márcio Borges exibia o violão - ou o que sobrou dele - com o qual Milton Nascimento compôs "Travessia", em 1967.

NelSons:
Uma introdução ao Projeto da Antipirataria
Proposta dos compositores Vitor Martins e Guarabyra sugere opção para o mercado do CD

Samba & Choro:
Hermínio Bello de Carvalho lança livro sobre Aracy de Almeida
Hermínio e a cantora Aracy de Almeida eram como unha e carne, nada mais natural que escrevesse um livro sobre a amiga. Não chega a ser uma biografia, é um perfil sentimental onde narradas histórias que revelam sua personalidade, gostos e senso de humor.

Folha Online:
Homenagem dos filhos faz Dorival Caymmi chorar
É o filho do meio, Dori, 60, quem relata a reação do pai à audição do disco: "Ele adorou. Chorou, coisa que não acontece com meu pai. Disse 'vocês não viram, mas eu chorei'". "Mamãe disse que viu, confirmou", completa, referindo-se à matriarca Stella, 82.

Estadão:
Dorival Caymmi faz 90 anos e ganha CD dos filhos
Nana, Dori e Danilo gravam o CD Para Caymmi, com 20 sambas clássicos do pai para festejar seu aniversário

O Povo:
De volta à estrada
Durante 15 anos, a história do Quinteto Agreste parecia ter ficado no passado. Entre 1974 e 1988, o grupo marcou o cenário da música cearense com um trabalho que mesclava a influência da música nordestina com a linguagem da moderna música brasileira.

Duo:
Clássicos para as seis cordas
Longe de querer adotar um discurso raivoso contra as gravadoras, Yamandú Costa está feliz da vida com a experiência independente do ano passado, quando gravou o segundo disco solo e primeiro ao vivo de carreira.

no mínimo:
A ética do cachê
Já tem até antropólogo dizendo que Zeca Pagodinho é mercenário. Convidou os brasileiros a experimentarem uma cerveja, depois jurou amor eterno à concorrente, ao que tudo indica enchendo o bolso de dinheiro. Enquanto isso, ninguém quer saber como a varinha de condão da irmã de Ayrton Senna reuniu Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento no mesmo palco de uma festa de gosto duvidoso.

Gosto de Samba:
Ainda sobre o Arte da Crítica...
No site Criticos tem um especial sobre o que rolou no evento.

:: fotoSAMBAgrafia ::