Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-17
Gazeta do Povo:
Grata surpresa no samba
Gênero se renova com trabalho autoral de Wanderley Monteiro

Duo:
Vitalidade cultural indígena
Mais de cinco séculos após os primeiros contatos dos brancos com os índios no Brasil, ainda é possível vivenciar o deslumbramento do encontro entre culturas. Em Minas, um grupo de pesquisadores da UFMG tem sido protagonista desta experiência com os povos Maxakali, que vivem em uma reserva demarcada no Nordeste do Estado.

Diário do Nordeste:
Canções da terra e do amar
Um duplo presente: as composições da carioca Cristina Saraiva, na voz da cearense Aparecida Silvino. De quebra, o acompanhamento de Carlinhos Patriolino (violão) e Marcos Vinnie (teclado e seqüenciadores).
Nas asas da música
Um grupo de jovens da periferia de Fortaleza e de Caucaia está trocando a ociosidade nas ruas por uma oportunidade de formação profissional e de trabalho. Os jovens estão sendo beneficiados pelo curso de Produção Musical e Áudio, oferecido pela ONG Cepema, em parceria com o Movimento de Cultura de Rua.

O Globo:
Musical sobre Antônio Maria estréia no dia em que o escritor completaria 83 anos
Se fosse vivo, Antônio Maria estaria completando 83 anos nesta quarta-feira. Não poderia haver data melhor para estrear um musical sobre a obra e a vida desse jornalista, compositor (é autor de clássicos como "Manhã de carnaval" e "Ninguém me ama", entre outros), locutor esportivo, diretor artítico, boêmio e cronista de Recife, que retratou como poucos a cidade que escolheu viver, o Rio de Janeiro.

O Dia:
Lyra do delírio
Veterano da bossa festeja 50 anos de carreira com reunião de estrelas no Canecão e se diz um “clássico”

JB Online:
'Quem quiser que venha ouvir'
Carlinhos Lyra reúne amigos no palco para festejar disco novo e 50 anos de carreira
Mestre 'da capo'
Partituras inéditas e publicação de textos raros esquentam comemorações em torno dos 90 anos do compositor e arranjador petropolitano Guerra-Peixe, cuja obra redimensionou os limites entre o clássico e o popular

Brazzil:
Brazil: A TV Feud of Two Beers
Zeca Pagodinho, one of Brazil's most popular singers, is in the middle of a noisy controversy between two Brazilian beer manufacturers. Last year he made a hugely successful TV spot for Nova Schin urging viewers to "Experiment". Now he is on television singing the praises of Brahma, the competition.
Marco Pereira: A Musical Volcano from Brazil
The richness of Marco Pereira's full tone is never better demonstrated than on "Estrela da Manhã" (Morning Star), an evocative moodscape replete with shadowy intrigues of film-noir intensity.
Brazil's Melgaço: The Music of Silence
Brazilian Otacílio Melgaço has a languid, caressing, quiet voice. Like Chet Baker's or João Gilberto's singing, Melgaço's voice is weightless, its depth infinite, it is haunting,haunted, insular. He teaches us the sound of stillness. Autumnal, sensual, reflective, intimate, sophisticated, elegant, summery. A lyrical hero.

meu lote:
OH, TEMPOS...OH, SABORES!
Na década de 70, no samba e no Rio, o pega-pra-capá cervejal era estupidamente polarizado entre as marcas Antarctica (já sem a Faixa Azul e a Portuguesa, ahhh...) e Brahma.

Nas Rodas do Samba:
Salta uma bem gelada
Eu, Moacyr Luz, Paulo Becker, Yamandu Costa, Hélio Delmiro e Macarrão. No bar da Tia Maria.
A cerveja é cenográfica.

Rosa Passos & Henri Salvador

Folha Online:
Livro sobre Adoniran Barbosa será lançado nesta quinta em SP
A história do compositor Adoniran Barbosa (1910-1982) mesclada à trajetória da cidade de São Paulo é tema do livro "Adoniran Uma Biografia", do jornalista Celso de Campos Jr.

Alô Música:
Entrevista com Márcio Paschoal
Escritor e crítico musical, Márcio Paschoal é colaborador do Alô Música e está lançando seu quinto livro, "Os atalhos de Samanta", uma viagem às almas de nossas compositoras e intérpretes.
Orlando Morais - Tudo Certo
Alguns artistas podem não ter toda a simpatia do mundo, ficarem incompreendidos ou definitivamente à margem da crítica. Outros serão perseguidos por um motivo ou outro, existentes ou não.

NelSons:
Joyce & FátimaGuedes celebradas no Ceará
Emiliana Paiva e Vinícius Bozzo homenageiam as criações das compositoras cariocas