Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-03-27
Correio da Bahia:
Sucesso sem holofotes
Sueli Costa lança site, tem música em novela e, vez por outra, uma de suas composições ganha versão de artistas como Maria Bethânia, Fagner e Zeca Baleiro

O Povo:
Quem nasce lá na Vila...
Comemorando o retorno da escola ao grupo de elite do carnaval carioca, a Velha Guarda Musical da Vila Isabel se apresenta hoje no Pirata Bar. No repertório, clássicos de Noel, Martinho e bambas de outras agremiações. Amanhã, o grupo se apresenta do Arre Égua

Só dói quando eu Rio:
Ninguém aprende samba no colégio
O samba vive um momento privilegiado no que tange a visibilidade para o público em geral, o que implica em incremento do consumo (de discos, shows, rodas etc.) e conseqüente oferta de trabalho para músicos, autores etc. , salutar por todas as formas. Os que vivemos o dia-a-dia desse mundo, sabemos que assim foi em outras épocas, o que não impediu que sobreviessem fases de ostracismo e dificuldades.

meu lote:
O SAMBA RECEBENDO
Quando leio a programação de samba na Agenda (aliás, só lá é que tem) e vejo aquele negócio do "Fulano recebe Sicrano", começo a pensar besteira.

Pandeiro Brasil:
Boas Novas
Eu fiquei sabendo que estará, em breve, nas lojas de discos o CD da minha amiga Flávia Bittencourt, uma cantora maranhense que eu tive o prazer de conhecer, ano passada, na grande noite do chorinho em Conservatória.

Alô Música:
Alexandre Maionese - Flauta de Prata
Para quem gosta de boa música (boa não, ótima) e chorinho conduzidos por uma flauta como poucas, sai pela Deckdisc o excelente "Flauta de prata"de Alexandre Maionese, em homenagem ao centenário de Benedito Lacerda. Simplesmente, imperdível.

Gafieiras:
O trio de Camargo Guarnieri
Mozart Camargo Guarnieri nasceu em Tietê em 1/2/1907. Filho de barbeiro, abandonou o grupo escolar para ajudar o pai aos oito anos. Foi então que ele começou a aprender teoria musical com o professor Benedito Flora.

Rabisco:
Três Apitos
Era uma vez um curioso flerte do Poeta da Vila com uma menina do Andaraí, que, para variar, virou samba

cafemusic.com.br:
Teco Cardoso e as "Notícias da Cozinha"
É muitas vezes na cozinha onde as coisas acontecem! A festa pode estar até muito boa, animada e barulhenta lá na sala, mas é na cozinha onde os salgadinhos são mais quentinhos, a cerveja mais gelada e onde bons papos, encontros e projetos acabam nascendo. Já explico !!
A indústria da Música Brasileira
"A comercialização é o ponto central a impedir a modernização e o crescimento do mercado da música popular brasileira, nosso produto com maior penetração internacional"
O Brasil não explora a Produção Cultural, e sim o produtor cultural
Vai lá pai!!! Vai lá pai!!! Foi isso que meu filho, Tiago, disse quando meu nome foi chamado (inscrito que estava como debatedor), no encontro sobre a reforma da Lei Rouanet realizado na Sala São Paulo na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 18 de julho passado.

Afropop:
Excerpt from "Brutality Garden: Tropicália and the Emergence of a Brazilian Counterculture
As part of Afropop Worldwide's "Hip Deep" series, Christopher Dunn co-produced "The Tropical Soul of Jorge Benjor on Afropop Worldwide".