Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-02-16
now playing: Carmélia Alves - Eu Sou o Baião

O Dia:
Santo forte protege o pagode
Fundo de Quintal grava CD em show no Olimpo que reúne convidados como Zeca e Dona Ivone

Samba & Choro
Entrevista com Átila, mestre de bateria do Império Serrano
Por mais que se fale mal da qualidade dos sambas de hoje em dia ou da velocidade da percussão, a bateria das escolas de samba ainda se destacam como uma das expressões máximas do engenho do povo brasileiro. As baterias são uma das mais originais invenções brasileira.

Revista Música Brasileira:
As Cinco Estações
Portela, Império Serrano, Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira sempre tiveram relação com a música que vai além dos barracões ou dos dias de desfile. Em suas quadras e terreiros brotaram, a vida inteira, compositores de primeira grandeza na MPB.
Carmen Miranda,a baiana que nunca existiu
Uma imagem, muitas vezes, vale mais que uma vida inteira. A biografia da pessoa em questão torna-se um mero adendo a uma determinado vestuário...
Ernesto Nazareth: A Natureza dos Clássicos
O que é um clássico? O que faz com que uma determinada obra de Arte passe a constituir-se um referencial em si mesma, de maneira que, ao citá-la ou relembrá-la...
Ser Tão Paulista, Vésper Vocal
Apesar da ausência do mar, o sertão (nem o ser tão) paulista não é seco. Pelo menos, quando o mote é a música.

O Tempo:
Há sangue novo no samba
Se é que o samba esteve agonizante, como escreveu e cantou Nelson Sargento, isso são tempos idos. Hoje o ritmo que é emblema da nação goza de plena saúde e, mais que isso, vislumbra um futuro pleno de vida.
Varandão executa músicas de 50 anos atrás
As propostas musicais de tais grupos são distintas, mas nunca se distanciam muito das matrizes fundadas por Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim.
Inspirado em Godofredo Guedes
O G.Guedes e Trio - formado pelo cavaquinista Warley Henriques, 19, o violonista Gustavo Monteiro, 26, o bandolinista Gabriel Guedes (que é filho de Beto Guedes), 25, e o percussionista Zazá, "o único veterano do grupo", segundo Guedes - desenvolve um trabalho totalmente direcionado para a obra de Godofredo Guedes, pai de Beto.

Correio da Bahia:
A marca do Cortejo
Com cinco anos de criado, o Cortejo Afro ganha destaque no Carnaval: último ensaio acontece hoje, no Pelourinho
Ritmo acelerado
Operários que montam as arquibancadas aumentam carga de trabalho às vésperas do Carnaval

O Povo:
A Fortaleza do carnaval
Uma terra onde o carnaval começa no primeiro sábado do ano, com a descida do bloco Cheiro pela rua João Cordeiro, e só termina com o desfile na avenida Domingos Olímpio

Diário de S. Paulo:
Jane Duboc relembra início da carreira
Cantora relança em CD, por sua gravadora, “Languidez”, seu primeiro LP individual

Gazeta de Alagoas:
Cores e sons do Nordeste
Grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado se apresenta, hoje, na Praia do Francês; abertura do show será feita pela banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro
Marco da contracultura, Me Segura Qu’Eu Vou Dar Um Troço, de Waly Salomão, volta às livrarias
A reedição comemorativa de Me Segura Qu’Eu Vou Dar Um Troço - marco da contracultura nacional escrito pelo poeta, compositor e intelectual Waly Salomão (1944-2003) - traz consigo um doce sabor de ironia, do ponto de vista histórico.

JC Online:
Unidos ao som da gaita
Jefferson Gonçalves, gaitista carioca, finaliza trabalho no qual consegue unir com competência os sons feitos em Pernambuco e nos Estados Unidos
O Suingue brasileiro conquista grandes nomes da cena nos EUA
A missão de unir os ritmos nordestinos ao norte-americano, contudo, só ficaria completa se, aos autênticos músicos pernambucanos, Jefferson juntasse bluesmen de nascença.
CD especial é tributo a Tavares da Gaita
Além de convidar Tavares da Gaita para participar de seu primeiro álbum solo, Jefferson Gonçalves resolveu gravar um CD apenas com as composições do músico pernambucano.
A estranha música do Jaguaribe Carne
Lenda da música paraibana, escola de Chico César e outros artistas, a Jaguaribe Carne finalmente grava seu segundo e instigante álbum

The Villa-Lobos Magazine:
O Violoncello do Villa - Complete works for violin, cello and piano Vol 3
This disc features Villa's Piano Trios 2 and 3, played by Trio Villa-Lobos. The group is made up of Richard Milone, violin; Miriam Braga, piano; and Tânia Lisboa, cello.

Sovaco de Cobra:
Naquela mesa...
Em 14 de fevereiro de 2003, estaria completando 86 anos Jacob Pick Bittencourt. Filho de mãe polonesa e de um farmacêutico carioca, Jacob é o choro brasileiro em pessoa.
Amostras do violão brasileiro
Estava a procurar registros sonoros dos Índios Tabajaras sem grandes resultados quando o amigo Alan Romero me manda uma lista de links multimídia sobre violão, apontando um atalho para uma amostra completa de gravação do repertório clássico do duo: a famosa Valsa em dó sustenido menor, de Chopin.

violão.clássico:
Grammy
Caetano não levou, mas a música brasileira sim! O CD "Obrigado Brazil", de Yo-Yo Ma, ganhou 4 estatuetas!!!

JB Online:
Ídolos da MPB no celulóide
Realizador favorito de Diler, que acredita estarem no teatro os melhores diretores de ator, Moacyr Góes elogia o parceiro.

Jacaré's blog
A Texan in Rio