Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-02-09
JC Online:
Fazendo o passo com Nóbrega
Antônio Carlos Nóbrega comanda um arrastão do frevo, da Praça do Arsenal até o Pátio de São Pedro
Um gênero curtido por poucos
É fato. O frevo só foi sucesso de público quando fazia parte da programação das emissoras de rádio, incensado pela competente divulgação da extinta gravadora Rozenblit. Além de distribuir seu catálogo às rádios, a Rozenblit repassava as partituras às orquestras, meses antes do Carnaval.

Folha Online:
Dona Zica, da Mangueira, será homenageada em livro
Dona Zica, considerada a primeira-dama da escola de samba Estação Primeira da Mangueira, será homenageada em livro que será lançado amanhã, no Rio de Janeiro.

O Popular:
Xerox lança hoje livro em homenagem a Dona Zica
Em parceria com o Centro Cultural Cartola, a Xerox do Brasil patrocinou e lança hoje (9), nesta capital, na Livraria da Travessa, a edição definitiva do livro em homenagem à Dona Zica, primeira-dama da escola de samba Estação Primeira da Mangueira.

Nas Rodas do Samba:
Cadernos de viajem ( I )
Tô eu aqui de volta a minha terra depois de alguns dias em Salvador, Bahia, mais precisamente no Ara Ketu. O motivo da viajem foi a conclusão da primeira produção do novo selo Daqui. É um selo da Carioca Discos, dedicado à música brasileira de um modo geral, diferentemente da Carioca que se ocupa exclusivamente com o Samba do Rio de Janeiro. O disco é da jovem cantora Fabiana, uma alagoana de 17 anos que canta Samba e toca cavaquinho.

Revista Música Brasileira:
Marcos Sacramento
Sacramento veste com louvor a camisa do primeiro time dos cantores brasileiros, onde jogam Caetano, Renato Braz, Milton Nascimento, Gil e outros.
Ernesto Nazareth: A Natureza dos Clássicos
O que é um clássico? O que faz com que uma determinada obra de Arte passe a constituir-se um referencial em si mesma, de maneira que, ao citá-la ou relembrá-la...
Da Lapa de lá pra Lapa de cá: Bambas do Rio se soltam em Sampa
Há música novíssima na tradicional Lapa carioca, há algum tempo. Feita por artistas jovens, mas inteiramente dedicada a quem veio antes.
Com todo respeito
Vem de Araraquara (SP) uma deliciosa novidade em termos de samba: o cd Com todo respeito (Por do Som), do cantor e compositor Teroca.
Luciane Menezes e Pau da Braúna
Luciane Menezes é uma de minhas cantoras preferidas. Adoro sua voz, postura, charme e repertório. Não nasceu ontem nem foi fabricada pela dobradinha gravadoras ganaciosas-mídia oportunista.
Dorina, Sambas de Almir
Almir Guineto é, dos subúrbios cariocas, uma de suas mais completas traduções. Dorina é uma intérprete em cuja voz estes bairros cantam e adquirem o status de universais (tanto que foi cantá-los até mesmo na China). O novo CD desta última, Sambas de Almir, é tudo isso e um pouco mais.

Gazeta de Alagoas:
Pacote reúne doze álbuns de Fagner
No sofrido projeto de reedificação da memória musical brasileira, é hora e vez do cearense Raimundo Fagner, 53, que tem 12 de seus discos da fase 1975-85 reeditados em CD numa caixa da Sony Music.
Bezerra da Silva prepara disco com repertório gospel
A velha boina simboliza o seu jeito simples, as rugas representam a idade, e a palavra, a sua fé. “Jesus é malandro”, diz o sambista Bezerra da Silva.

O Tempo:
"Música Preta Brasileira"
Para Sandra de Sá, 49, black music é o que se faz nos Estados Unidos. O que se faz no Brasil, segundo a cantora, é "música preta brasileira". O termo, que ela criou há dez anos "meio que de brincadeira", acabou virando título do seu primeiro CD ao vivo, que ela lança agora.
Sandra de Sá erra e acerta em CD
A primeira vez que Sandra de Sá - na época, assinando ainda como Sandra Sá - surgiu para o grande público foi no "MPB 80", festival que a Rede Globo produziu. Nele, a artista defendia a autoral "Demônio Colorido".

CliqueMusic:
Jane Duboc resgata seu primeiro disco solo
Languidez, de 1980, não tinha saído em CD até hoje; cantora relembra as gravações e o clima da época

NelSons:
Clube do Choro de Fortaleza em nova sede
Agremiação ressurge nesta terça-feira 10 de fevereiro de 2004 em espaço na Aldeota

no mínimo:
Amor de carnaval
Daqui a pouco baiano vai poder fazer uma piada com carioca, porque se lá o carnaval não termina nunca, aqui está começando desde a primeira semana de janeiro – e essa coluna acompanha o ritmo.

Revisita MPB:
Maria Rita
A estrela tatuada nas costas mostra exatamente o que é... De um lado a técnica, a precisão, a sofisticação, do outro sentimento, espontaneidade, poesia... Pai e Mãe, figuras abençoadas com o dom de enfeitiçar ouvidos, frutificaram... Fez-se luz e magia no dia 09 de setembro de 1977: Maria Rita Camargo Mariano veio ao mundo...

Arte Musical:
Dupla Superlisa na Modern Sound
A cantora e compositora Clarisse Grova e o compositor Felipe Radicetti mostram estar cada vez mais entrosados, brindando-nos com um show belíssimo, emocionante, marcado pela voz linda e cristalina de Clarisse e pelos os arranjos primorosos e inovadores de Felipe.