Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-02-23
JB Online:
Maracatu renovado
Herdeiro de uma tradição centenária, o maracatu Nação Erê faz dez anos

O Povo:
Samba histórico
A obra-prima de Luiz Assunção completa 50 anos. ''Adeus, Praia de Iracema'', o maior sucesso do carnaval de 1954, entrou para a história ao cantar um bucólico bairro que começava a enfrentar as contradições do progresso. Este ano, o compositor será reverenciado no carnaval de Fortaleza
Música e boemia
Maranhense ''por descuido'', como costumava declarar, Luiz Assunção viveu um caso de amor com o Ceará, estado onde veio morar aos 26 anos. O compositor deixou uma obra extensa mas só recebeu direitos autorais pela gravação de ''Adeus, Praia de Iracema''.
Clarins ao raiar da festa. E o canto na boca do povo
No momento em que se comemora os 50 anos de ''Adeus, Praia de Iracema'', o jornalista Sérgio Pires recorda momentos passados ao lado do autor do mais expressivo dos hinos do carnaval de Fortaleza, lembra o legado de quase 200 canções de Luiz Assunção e propõe uma homenagem completa ao compositor na Domingos Olímpio este ano
Luiz, o piano e a PI
A antiga e bucólica Praia do Peixe com seu Bairro dos Pescadores recebeu, em 1925, numa homenagem a José de Alencar, o nome de Praia de Iracema, alusão à personagem do escritor, anagrama de América.
Uma autobiografia
''Dissertação pelo meu próprio punho de minha autobiografia''. Assim começa o texto assinado por Luiz Assunção localizado nos arquivos do Banco de Dados de O POVO, que o Vida & Arte reproduz nesta página

Revisita MPB:
Braguinha
Carlos Alberto Ferreira Braga em 29 de março de 1907 no Rio de Janeiro. Botafoguense, por morar em Botafogo desde da infância, chegou a jogar pelo infantil do clube.

meu lote:
GRANDE RIO, ANOS TRINTA
Há 35 anos, é quase certo que nenhum dos famosos e celebridades que hoje, no carnaval carioca, se dizem "Grande Rio desde criancinha" tivesse ainda nascido.

Eu canto samba:
Vou partir (Jair do Cavaquinho e Nelson Cavaquinho)
Pensei num samba apropriado para a ocasião e acho que melhor que esse impossível

Samba & Choro:
"Ao Chiado Brasileiro" é o culpado das marchinhas de carnaval
Nossa notícia com letras de marchas carnavalescas está fazendo um tremendo sucesso e caminhando para ser a notícia mais comentada de todos os tempos por aqui.
Textos de Arley Pereira
Talvez esta página já esteja no ar há anos, mas só fui descobrir agora. O Jornal Movimento tem na Internet uma página apenas com artigos de Arley Pereira.

Sovaco de Cobra:
No tom da Mangueira - Saci - 1991
Gravado em 1991 com o propósito de homenagear o G. R. E. S. Estação Primeira de Mangueira e aproveitar o tema do desfile da escola de 1992 - o compositor Tom Jobim -, Hermínio Bello de Carvalho e Maurício Tapajós produziram esta coletânea de sambas-exaltações à Mangueira, seus compositores, seus músicos e sua história, intitulada No tom da Mangueira.
Mônica Salmaso na íntegra
A crítica não se cansa de afirmar o talento de Mônica Salmaso e a importância de seu trabalho de resgate de repertórios e compositores brasileiros olvidados à sombra do mercado, consagrando-a como uma das principais vozes femininas atuais da música brasileira.
O Cabrocha - Meu companheiro de "farras"
Como anunciando neste post no início do mês, mais um livro raro é disponibilizado em formato PDF pelo Instituto Moreira Salles: desta vez é O Cabrocha - Meu companheiro de "farras", publicado em 1931, de autoria de Jota Efegê, nome pelo qual era conhecido o jornalista carioca João Ferreira Gomes.

Correio da Bahia:
A história do trio elétrico na avenida
Armandinho, Dodô e Osmar sai às ruas para mostrar a força da sua tradição
Chicletão a mil
Sucesso garantido entre os foliões do Carnaval, o Chiclete com Banana completa 23 anos de avenida com fôlego renovado

O Dia:
O Império contra-ataca
Empolgação dos foliões com o enredo de 1964 anima desfile e compensa crise financeira da Verde-e-Branca de Madureira. Hoje, serão quase cinco mil cantando ‘Aquarela Brasileira’
Para lembrar de 'Aquarela Brasileira'

O Tempo:
Virginia, made in Brazil
Na contracapa do terceiro CD de Virgínia Rodrigues, 39, um pequeno comentário a respeito de "Mares Profundos", em inglês, dá a dimensão exata do prestígio da cantora no exterior: "A nova voz da música brasileira, segundo o `New York Time'", registra o texto. E, na sequência, uma definição sucinta do álbum: "Um rico e inesquecível retrato de Salvador da Bahia".
João Carlos Assis Brasil em dose dupla
A música compõe-se de sons que podem ser descritos segundo quatro diferentes parâmetros. A "altura" diz respeito à frequência específica do som. Já o "ritmo" revela a organização, no tempo, de pausas e ondas sonoras, cujas forças relativas expressam sua "intensidade". Por fim, o "timbre" expõe a qualidade da textura musical emitida pelos diversos instrumentos.