Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-01-30
Samba & Choro:
Entrevista com Paulo Vanzolini por Fernando Toledo e Áurea Alves
Ora, ora, os autores enviaram para nossa discussão a linda entrevista que fizeram com Paulo Vanzolini.

Revista Música Brasileira
Ataulfo Alves
No ano de 1999 os apreciadores da música brasileira voltaram a respirar ao som de Ataulfo Alves, como nos tempos em que sua voz macia e poderosa vibrava nos rádios e disparava: “Atire a primeira pedra/Aquele que nunca sofreu por amor”.
Quatro Mulheres
Luciane Menezes, Nilze Carvalho, Dorinna e Teresa Cristina são o que pode se chamar de novas cantoras. Algumas (Nilze é o maior exemplo) estão na estrada desde pequeninas. São quatro estrelas de profunda grandeza na MPB, com embocaduras próprias e pontos em comum: excelentes no ofício e lindas de encantar
Bandeira Brasil, Legítimo Tamarindo
Sob as folhas penadas da célebre tamarineira do Cacique de Ramos, o samba se refugiou, durante a nefanda década de 80. Ali abrigado, renovou-se e se tornou viável – pôde, enfim, sobreviver em tempos bicudos.
Com todo respeito
Vem de Araraquara (SP) uma deliciosa novidade em termos de samba: o cd Com todo respeito (Por do Som), do cantor e compositor Teroca.

Gafieiras:
O fim-de-semana de Stela Campos
Fim de semana é o seu segundo disco, sucedendo o elogiado Céu de brigadeiro.
Coleção nacional – Instituto
Tudo começou quando um grupo de jesuítas, do qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalou a Serra do Mar chegando ao planalto de Piratininga, onde encontraram, segundo cartas enviadas a Portugal, "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas".

meu lote:
Samba Social Club
Acabo de ver numa loja um CD intitulado "Samba Social Club". Coisa de conhecida multinacional, ele tem na capa um crioulo velho, cara de pobre, de chapéu e sobraçando um violão, num cenário meio favelizado, sugerindo alguma coisa de um certo e querido país das Grandes Antilhas.

Eu canto samba:
Jongueiro cumba
A partir de hoje, começo uma série com sambas que mencionam a escravidão, os tempos do cativeiro e a liberdade, a abolição etc. Prá começar, esse lindo jongo (pois é, não é samba, mas é quase:-) de Nei Lopes e Wilson Moreira

SÓ DÓI QUANDO EU RIO:
Luz
Além de um criador talentosíssimo, Moacyr Luz é um contemplativo da existência. Não a abstrata sobre a qual se filosofa nas academias, mas aquela que se constrói na realidade das nossas ruas e casas, nossos abraços e palavras.

no mínimo:
A música em cena
Nas 900 páginas de “Música no Cinema”, João Máximo mistura informação e opinião. Elogia Henry Mancini e diz que ao compor para filmes o gênio Villa-Lobos equivocou-se.

Diário do Nordeste:
As palavras de poeta e o suingue de Celso Viáfora
Sexto disco da carreira de Celso Viáfora, o recém-lançado “Palavra!” mantém e ultrapassa a unidade com os sambas do seu álbum anterior, “Basta um tambor tocar”, e com toda a sua linguagem acústica, presente em outros como “Cara do Brasil”, de 99.
Barracão da solidariedade
O cantor e compositor paulsita Celso Viáfora retorna a Fortaleza para o lançamento do CD “Palavra!”, hoje à noite, no Theatro José de Alencar.

O Povo:
Palavra de Celso
Quatro anos depois, o compositor paulista Celso Viáfora retorna a Fortaleza com o show Palavra
Eminência parda
Um argumento já repetido algumas vezes em jornais e revistas especializadas defende que, se tivesse surgido nos anos 60, Celso Viáfora seria tão famoso quanto Caetano Veloso, Chico Buarque ou Milton Nascimento.
Santa chuva?
Por conta das constantes chuvas, o show de Maria Rita Mariano, sábado, foi transferido do Centro Dragão do Mar para o BNB Clube
Batucada cidadã
No final de 1999, o sociólogo Dinho Rodrigues, dublê de educador, músico e pesquisador do carnaval, começou a desenvolver uma oficina de música percussiva junto a um grupo de crianças e adolescentes carentes da comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo.

NelSons:
Celso Viáfora faz show Palavra no Ceará
Compositor apresenta novo CD em espetáculo com participação do Barracão dos Sonhos