Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-01-21
JC Online:
Um passo adiante para o maracatu
CD de estréia de Abissal e os Caboclos Envenenados é mais uma ação do Projeto Capibaribe, empreendimento cultural com ações sociais e de meio ambiente
Disco exalta ritmos afros com interferências atuais
Disco exalta ritmos afros com interferências atuais

JB Online:
A luz e o samba do vencedor
Luiz Carlos da Vila supera câncer, volta ao palco e se prepara para lançar disco solo de inéditas
Instrumental de fôlego duradouro
Álbuns de Armandinho, Zé Paulo Becker e Juarez Moreira, entre outros, revelam que a música no país não vive sem choro

Correio da Bahia:
Bruxo no comando
Hermeto Pascoal rege 19 músicos baianos, amanhã, no Festival Vivo de Música Instrumental

Nas Rodas do Samba:
São Sebastião do Rio de Janeiro
Hoje, dia de São Sebastião, quero homenagear minha cidade com duas letras de Samba. Uma delas uma parceria minha com João Nogueira, "Samba da Bandola" a outra, a obra prima de Moacyr Luz e Aldir Blanc "Saudades da Guanabara".

O Povo:
Puxa o fole, sanfoneiro!
Na última matéria da série sobre o forró, o Vida & Arte foi conversar com os sanfoneiros, que resistem no mercado dominado pelas bandas. Têm prestígio garantido pela sanfona mesma, eterna companheira de Luiz Gonzaga, o Rei. São arquivos de histórias do tempo da poeira e do lampião a gás, da lua cheia se espalhando no quintal do sertão
Para cantar São Paulo
Os 450 anos de São Paulo serviram de mote para reunir 18 músicas que ressaltam as qualidades e defeitos da megalópole brasileira. O CD São Paulo e a Lua busca a união de tradição e contemporaneidade

O Globo:
Dona Ivone Lara e Wilson Moreira são alguns dos convidados do 'Sambas na cidade', no Canecão
Moacyr Luz transformou a sala de sua casa numa espécie de templo informal do samba carioca, em reuniões que juntam nomes como Paulo Cesar Pinheiro, Aldir Blanc, Wilson das Neves e Wilson Moreira. Como os fiéis na cidade são muitos, o sacerdote Luz se instala toda quarta-feira de janeiro com sua turma em outro templo da música brasileira, o Canecão.

O Dia:
É de Madureira
Portela e Império Serrano conquistam público jovem e voltam aos holofotes do samba

Paraná-Online:
Raul de Souza faz show em Curitiba
No final do ano passado, quando o baixista paranaense Glauco Sölter esteve se apresentando em Paris, hospedou-se por uma semana na casa de uma lenda viva da música mundial: o trombonista carioca Raul de Souza.

Soundchaser:
Quarteto Novo (1967)
Primeiro e único álbum gravado pelo grupo em 1967 e que hoje se transformou numa lenda, já que foi, senão o primeiro, um dos supergrupos da historia da musica que realmente desbravou para fazer a revolução dos ritmos, quebrando barreiras culturais. Por sinal, nunca antes esse tipo de fusão tinha sido feito tão perfeitamente e com tanto virtuosismo.

The Advertiser:
Ministry of sound
In Australia, premiers take on arts portfolios. In Brazil, they appoint a pop star: Gilberto Gil. Here, that would be outrageous, but in the South American nation, where music is the country's life force and there are 178 million people, it is essential for communicating.

BBC News:
Cover versions: Gilberto Gil
Gilberto Gil - now a minister in the Brazilian government - is one of the most influential men in modern South American pop music history. Here, he talks about his cover of Bob Marley's classic record, No Woman No Cry.
Minister mixes music and politics
Brazilian culture minister Gilberto Gil is to combine his music career with his government role on his 2004 world tour.