Brasilian Music Treasure Hunt
-notes from a search for musical treasure from Brazil -a quest for insight and understanding with a tendency to lapse into compulsive shopping


links open windows




This page is powered by Blogger. Why isn't yours?





Subscribe with Bloglines


contact





home





2004-01-28
JB Online:
O samba sem idade de Antonio Vieira
Aos 83 anos, compositor maranhense estréia no Rio e aprova novela filmada em seu estado

Gazeta do Povo:
Homenagem em verde-e-rosa
O compositor magueirense Cartola é lembrado em espetáculo e produção cinematográfica

O Dia:
Despedida em bom som
Projeto Sambas da Cidade se despede do Canecão com Nelson Sargento e Elton Medeiros

O Tempo:
Bezerra leva seu samba às altas-rodas
Bezerra da Silva já se apresentou em Belo Horizonte por diversas vezes, em locais como o Coopersamba, o Curral do Samba, o Bailão Sertanejo e outras casas de show situadas na periferia da cidade.

Eu Canto Samba:
A tua vida é um segredo
Gravada originalmente em 1932 na RCA Victor por Mário Reis e Lamartine Babo, acompanhados pelo Guarda Velha sob a regência de Pixinguinha, e lançada em discos 78 rpm.

Só dói quando eu Rio:
Poeta da MPB
Enfim, se parceria fosse sexo, Paulo César Pinheiro seria a maior puta da música brasileira, como quis certa vez o compositor Dori Caymmi. Neste disco, então, ele está batendo uma punhetinha com toda a competência.
Cultura de Churrascaria
O primeiro no esfuziante espetáculo de Dorina, Moacyr Luz e mestre Wilson Moreira, no Sesc Pompéia. O projeto se chama “Samba da Gema” e visa justamente trazer figuras expressivas do samba carioca a São Paulo nesse mês de janeiro.

Hélio Celso's Official Website:
Hélio and Lisa
Hélio Celso has enjoyed a very successful career in Japan, and this included working with Lisa Ono, Japan's most acclaimed and beloved bossa nova artist. They recorded 4 CDs together and shared a musical partnership lasting nearly 15 years.

Samba & Choro:
Sítio oficial de Vó Maria (ouça o disco!)
Vó Maria sempre foi mais conhecida como a "viúva de Donga", o autor do primeiro samba, "Pelo Telefone".
Reportagem sobre a Velha Guarda Show da Mocidade Independente
Eu continuo achando que Velha Guarda da Mocidade é uma impossibilidade semântica, mas o jornal O Globo publicou uma reportagem de Cláudia Lamego sobre a Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Jorge Mello escreve sobre Álvaro do Violão Tenor
Você já ouviu falar de Álvaro do Violão Tenor? Então está na hora de ler a biografia editada pelo nosso leitor Jorge Mello e conhecer mais sobre este peculiar instrumento que anda meio esquecido por aqui.
"Eu Canto Samba" traz letras de sambas e suas histórias
Mais uma página legal para os amantes de samba. Feito em formato de blogue, o Eu Canto Samba traz a cada dia duas ou três letras de sambas. O mais legal é que as autoras além de publicarem as letras, escrevem pequenas histórias sobre cada canção publicada e/ou seu autor

Arte Musical:
Todo o talento de Tavito
Mineiro de Belo Horizonte, nosso querido Tavito vem há anos dando contribuições importantes para a Música Popular Brasileira. Quem não se lembra de Casa no campo, Rua Ramalhete, Começo, meio e fim?

Sovaco de Cobra:
Inverno (Anhangabaú da felicidade)
Aos 450 anos da cidade de São Paulo, segue uma das mais bonitas canções de Zé Miguel Wisnik, o samba Inverno (Anhangabaú da felicidade), composto no ano de 2000 para o disco São Paulo Rio.

URBe:
>>> História <<<
Sexta-feira teve Zeca Pagodinho no Claro Mall, aquele shopping de música que fica no lugar do antigo Metropolitan. Impressionante como a reforma conseguiu destruir o que antes era uma das melhores casas de shows do Rio.